À medida que o sol transita para o “máximo solar” nos próximos três anos, é a época perfeita para detectar a aurora boreal nos EUA. Veja onde, quando e como assistir ao show nos parques nacionais do país.
+ Os 6 melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal
+ Estas são as 10 melhores praias dos Estados Unidos
A aurora boreal, predominantemente associada às latitudes do norte, consiste em feixes de luzes verdes, violetas e até vermelhas causadas quando partículas carregadas do sol interagem com nossa atmosfera. Mas não é só na Islândia ou Groenlândia que você pode experimentar aquele brilho verde brilhante. Você também pode ver as luzes do norte nos parques nacionais dos Estados Unidos.
Melhor ainda, suas chances de ver a aurora boreal no país norte-americano estão aumentando. O sol viaja através de ciclos de atividade de 11 anos. Durante o trecho conhecido como mínimo solar, que ocorreu pela última vez no final de 2019, a atividade da aurora boreal diminui. No momento, estamos caminhando para o que é conhecido como máximo solar em 2025, melhorando a cada ano à medida que avançamos para o pico da atividade das auroras.
Para detectar auroras, você precisará de sorte, compreensão do fenômeno e algum trabalho braçal de planejamento. Isso inclui encontrar um local de caça à aurora com obstruções mínimas no horizonte norte (onde aquelas fitas verdes dançam); uma forte tempestade geomagnética — quanto mais forte a tempestade (medida pelo índice Kp de Kp 0 a Kp 9), mais prováveis são as auroras; e céu claro ou nuvens mínimas.
As luzes que você testemunhará nos estados mais ao sul do país podem parecer um pouco mais suaves do que as da Islândia porque você as está vendo de mais longe – é por isso que elas geralmente aparecem mais próximas do horizonte. Mas nos estados da fronteira norte dos EUA, há uma vantagem: você pode caçar auroras em todas as estações, pois, ao contrário do Alasca, esse trecho dos EUA experimenta escuridão noturna o ano todo. E a busca está ficando cada vez mais fácil graças ao poderoso novo ciclo solar.
Já estamos desfrutando de um boom – como evidenciado pelas notícias de 2022 após as notícias de programas dos locais a serem observados, o diálogo vertiginoso nos grupos cada vez mais populares de caça à aurora boreal no Facebook dos EUA e minhas próprias visualizações crescentes.
Pronto para jogar as probabilidades crescentes das luzes do norte? Aqui estão sete dos melhores parques nacionais dos Estados Unidos para perseguir a aurora boreal, incluindo dicas sobre quando, onde e como vê-las.
Os melhores parques para ver a aurora boreal nos EUA
1. Parque Nacional Acadia, Maine
Ver essa foto no Instagram
As margens escarpadas de Acadia e as trilhas da floresta de abetos parecem sobrenaturais sob um brilho verde. Este refúgio distante oferece a receita perfeita para a aurora boreal nos EUA: céus escuros, horizontes abertos e um local ao norte que frequentemente vê auroras entre Kp 4 ou Kp 5. Mesmo sem as luzes, as noites de Acadia oferecem a Via Láctea intocada e a visualização de constelações.
Você tem algumas opções aqui. A extremidade sul de Jordan Pond oferece uma visão clara e desobstruída ao norte; quando as condições de inverno são adequadas, os visitantes diurnos podem até patinar no gelo ou pescar no gelo aqui. Da primavera ao outono (nos EUA), suba o Cadillac Summit, o pico mais alto da ilha, para vistas que em dias claros se estendem até o Monte Katahdin. Essa visão panorâmica é ideal para ver as luzes, mas observe: é necessário reservar o veículo. Reservar um hotel com vistas desobstruídas voltadas para o norte facilita a caça às auroras. Experimente escavações à beira-mar como Baycliff ou Emery’s Cottages on the Shore em Bar Harbor.
2. Parque Nacional Glacier, Montana
Ver essa foto no Instagram
Quando a aurora boreal é prevista, os caçadores de aurora se reúnem no Glacier National Park. Este estado da fronteira norte possui alguns dos céus mais escuros da região, em grande parte devido a uma parceria transfronteiriça de céu escuro entre a Glacier e o Waterton Lakes National Park do Canadá, que colaboraram para minimizar a poluição luminosa e proteger seus céus escuros compartilhados. Agora, os parques compõem o primeiro parque transfronteiriço de céu escuro da International Dark Sky Association. Isso significa que o horizonte norte da geleira tem pouca ou nenhuma poluição luminosa. Você precisará de um mínimo de Kp 4 para ver as luzes aqui.
Vamos seguir alguns conselhos da fotógrafa de paisagens de Montana, Christina Adele. Depois de um show particularmente vibrante da aurora boreal neste outono, ela foi ao Instagram para compartilhar seus dois pontos de observação favoritos: o North Fork no extremo noroeste do parque e o Lago McDonald, o maior lago do parque. Para este último, o Village Inn at Apgar e o Apgar Campground, ambos localizados no extremo sul do Lago McDonald, são duas ótimas opções para pernoites de caça à aurora.
3. Parque Nacional Voyageurs, Minnesota
Ver essa foto no Instagram
O Parque Nacional Voyageurs do norte de Minnesota tem todos os ingredientes de um local de escopo ideal: céu escuro, certificado pela International Dark Sky Association (IDA) em 2020; horizontes claros, com quatro grandes lagos e 26 lagos menores; e um dos locais mais ao norte do país. Melhor ainda, os especialistas locais estimam que você pode ver auroras aqui até 200 vezes por ano; eles geralmente são visíveis com um Kp 4 ou superior.
O parque também faz parte de um movimento para elevar a astronomia indígena, incluindo o conhecimento local das estrelas ojibwe, por meio do compartilhamento de recursos e experiências pessoais. Leia o livro Talking Sky, do artista ojíbua e especialista em astronomia Carl Gawboy, antes de sua viagem, e veja o capítulo nove sobre auroras para entender como as comunidades indígenas há muito interpretam essas luzes impressionantes.
O National Park Service recomenda Rainy Lake Visitor Center, Ash River Visitor Center, Voyageurs Forest Overlook Parking Lot e Woodenfrog Beach para visualização. Você também pode reservar uma estadia no apropriadamente chamado Northern Lights Resort, na margem sul do lago Kabetogama do parque, que tem cabanas e lofts disponíveis o ano todo.
4. Parque Nacional Theodore Roosevelt, Dakota do Norte
Ver essa foto no Instagram
Os lagos não são a única opção para vistas do horizonte. As vastas pradarias abertas no Parque Nacional Theodore Roosevelt são perfeitas para caçadores de auroras. O mesmo acontece com a geografia da fronteira norte do parque. Um Kp 5 aqui é o ideal, mas se você estiver aqui durante uma tempestade Kp 4, vale a pena sair.
O parque Theodore Roosevelt está aberto 24 horas por dia; praticamente qualquer parada com vistas abertas para o horizonte norte é um jogo justo. O NPS recomenda o Oxbow Overlook, com panoramas das terras sobrenaturais do parque, para admirar os céus. O hotel Spirit of the Badlands, empoleirado na colina, é um ótimo acampamento base para a caça à aurora boreal. Ele fornece acesso rápido ao parque e vistas elevadas, incluindo um deck com vista para o norte.
5. Parque Nacional da Ilha Royale, Michigan
Ver essa foto no Instagram
A Isle Royale é o meu parque nacional favorito para caçar aurora boreal nos EUA. Sua localização distante no Lago Superior promete céus escuros, mas torna o acesso complicado. Este parque da ilha só pode ser acessado por barco ou hidroavião da Península Superior de Michigan ou do norte de Minnesota; a temporada limitada do parque é de abril a outubro. Quanto à intensidade da tempestade solar, um Kp 4 é o ideal.
Dadas as densas florestas de Isle Royale e o alto cume central, a margem norte do Lago Superior é o melhor local para vistas amplas e abertas do norte. Se você estiver chegando pelo Rock Harbor Visitor Center, experimente o acampamento Lane Cove, onde peguei a exibição. Começando no Windigo Visitor Center da ilha? Dirija-se ao Huginnin Cove Campground, outro local noturno na costa norte à beira-mar.
6. Parque Nacional North Cascades, Washington
Ver essa foto no Instagram
Dadas as altas montanhas e densas florestas, o North Cascades National Park, no norte de Washington, é um local complicado para a caça à aurora boreal nos EUA, mas a baixa poluição luminosa e uma posição na fronteira norte tornam possíveis os avistamentos. Quando o Kp é alto – pense em Kp 5 ou mais – e as nuvens limpas, você terá um verdadeiro deleite na montanha Cascade.
O Ross Lake Overlook na North Cascades Highway, aberto 24 horas, é um local comprovado para vistas da aurora boreal. O acesso ao mirante fecha no inverno, de acordo com o site do Departamento de Transportes do Estado de Washington, mas Diablo Lake, a oeste de Ross Lake Overlook, é outra opção forte e permanece aberto o ano todo.
7. Parque Nacional Denali, Alasca
Ver essa foto no Instagram
Ao contrário dos parques contíguos dos EUA, o Denali National Park experimenta exibições de laurora boreal mesmo durante pequenas tempestades solares de Kp 1, Kp 2 ou Kp 3, mas há uma grande limitação: escuridão ou a falta dela. Você não verá as luzes do norte aqui do final da primavera do hemisfério norte até agosto por causa do sol da meia-noite (quando a luz continua bem depois do horário típico do pôr do sol). Isso deixa o período de entressafra de Denali – outono, inverno e início da primavera – para a caça à aurora. Embora você possa ver auroras em todos os parques nacionais do Alasca, escolhemos Denali para esta lista porque é o mais acessível no inverno, principalmente para viajantes independentes.
Você pode desfrutar de uma viagem de caça às luzes do norte do Alasca por excelência em um passeio noturno de trenó puxado por cães com o Denali Dog Sled. A equipe baseada no Alasca tem acesso a várias cabanas em todo o parque. Isso significa trenós puxados por cães durante o dia e perseguições de luzes do interior durante a noite. Como alternativa, participe de um passeio noturno de três horas com um guia local na área de Denali. O parque fica aberto 24 horas, então você pode tentar caçar a aurora por conta própria – mas o clima dramático, com temperaturas de até -40 F, e os recursos mínimos de inverno e acessibilidade do parque exigem uma preparação séria. Pare no Winter Visitor Center na milha 1,4 na estrada do parque para falar com um guarda florestal se tiver alguma dúvida durante o planejamento.