Aqui estão os 12 melhores alimentos para intestino preso

Melhores alimentos para intestino preso
Foto Shutterstock

Se você faz o “número 2” menos de três vezes por semana, provavelmente você sofre de constipação. Dois terços das mulheres brasileiras sofrem do problema, de acordo com um amplo estudo da Federação Brasileira de Gastroenterologia, que recolheu depoimentos de 3029 mulheres de 9 capitais, além do Distrito Federal. Não existem milagres, mas consumir os melhores alimentos para intestino preso pode ser uma grande ajuda.

>> Siga a Go Outside no Instagram

Uma das medidas mais efetivas para liberar o trânsito intestinal é consumir muitas fibras, e aumentar o consumo de água. Da próxima vez que você estiver com problemas para ir ao banheiro, aposte em alguns destes alimentos para intestino preso:

12 melhores alimentos para intestino preso

1. Feijão

Feijão é um super heroi dos alimentos do dia a dia. Além de rico em proteína e outros nutrientes, eles são cheios de fibra. Uma xícara de feijão-preto contém 15 g de fibras e a mesma quantidade de proteínas. Sua cor escura e rica sinaliza um alto teor de flavonoides, pigmentos vegetais que são potentes antioxidantes. Eles têm fibras solúveis e insolúveis: a primeira amacia seu cocô, e a segunda a aumenta, facilitando a passagem pelo trato digestivo. Além disso, a fibra é um prébiótico – ou seja, alimenta as bactérias do intestino.

2. Brócolis

O brócolis surge em praticamente todas as discussões de alimentos bons para você. Isso porque é uma fonte incrível de vitaminas, proteínas e fibras essenciais.

3. Aveia (e outros grãos integrais)

Ela também possui fibras solúveis e insolúveis – uma combinação dos sonho para pessoas com constipação. Inclua três porções de grãos integrais em sua dieta todos os dias, especialmente aveia e arroz integral.

4. Melhores alimentos para intestino preso: Espinafre

Ele é cheio de fibra – uma xícara de espinafre cozido tem 4g – e contém magnésio, um mineral que pode ajudar na movimentação das fezes”, diz Sam. O magnésio é freqüentemente encontrado em laxantes, mas incorporá-lo em sua dieta é uma opção menos extrema para a maioria das pessoas.

5. Nozes

Inclua um punhado de nuts como pistache, amendoim, amêndoas ou nozes em sua dieta todos os dias. Adicione-as em seu iogurte, salada ou apenas coma como um lanche intermediário.

6. Sementes de chia ou de linhaça

Sementes de chia e linhaça são uma maneira fácil de adicionar mais fibras em sua dieta. Polvilhar uma colherada em seu smoothie, aveia ou iogurte, ou usá-las na salada, pode promover uma refeição com o poder extra de produção de cocô de que você precisa.

7. Frutas vermelhas

Elas estão sempre em destaque devido à sua abundância de antioxidantes, mas também são ricas em outros nutrientes essenciais. Meia xícara de amoras e framboesas contém cerca de quatro gramas de fibra cada. Meia xícara de morangos fatiados oferece cerca de metade do valor.

8. Melhores alimentos para intestino preso: Peras

As peras não recebem crédito suficiente, especialmente porque estão repletas de antioxidantes e vitaminas. Eles também são um dos frutos mais fibrosos, então adicioná-los em sua dieta é outra maneira de aliviar qualquer desconforto que você pode estar experimentando no banheiro.

9. Maçãs

Neste caso, “uma maçã por dia” ainda é um conselho de ouro, especialmente quando se trata de evitar a constipação. As cascas de muitas frutas (incluindo maçãs) contêm fibras insolúveis, que atuam como um laxante natural.

10. Quiabo

Ame ou odeie, aquele “recheio” viscoso do quiabo é, na verdade, fibra mucilaginosa – fibra solúvel que foi misturada com água e, assim, torna-se toda pegajosa, que é o que acontece com todas as fibras solúveis do trato digestivo.

11. Ameixas (ou outras frutas secas)

Ameixa é dica de vovó, e neste caso, dica certeira. As ameixas são uma fonte natural de sorbitol, que ajuda a estimular a digestão, ajudando a mover a água para o intestino grosso. Elas também são ricas em fibra, com cerca de seis gramas por meia xícara. Não quer encarar ameixas secas? Tente figos ou damascos em vez disso.

12. Melhores alimentos para intestino preso: Café

Enquanto não há fibra no café, algumas pesquisas mostram que ele pode estimular o movimento do intestino. Para muita gente, uma xícara de café é o passe mais rápido para a ida ao banheiro matinal.

-Publicidade-