Mamilos invertidos: por que você deve (ou não) se preocupar

Por Redação

Mamilos invertidos
Foto Shutterstock

Algumas coisas na vida são absolutamente certas: o céu é azul, sorvete é incrível e mamilos sempre apontam para fora… Certo? Sim, definitivamente, para dois primeiros. Mas quanto aos mamilos? Talvez não. Algumas pessoas têm mamilos invertidos.

Veja bem. Enquanto a maioria dos mamilos ficam para fora (oi, farol aceso!), é totalmente possível tê-los recuados para dentro. Mas isso é totalmente normal em alguns casos. Já outros, é possível que seus seios estejam tentando te indicar algo que é melhor você ouvir!

Espere, o que exatamente são mamilos invertidos?

Basicamente, são mamilos que parecem estar retraídos no peito, em vez de apontar para fora. Menos de 5% das pessoas nascem com mamilos invertidos. Isso pode acontecer quando os ductos lactíferos de seus mamilos – responsáveis por distribuir leite para a superfície – são encurtados ou não completamente desenvolvidos, acabando por recuar no mamilo. Nestes casos, a direção dos mamilos não é necessariamente indicativa de nada.

+ 12 razões pelas quais você pode estar sentindo coceira no peito 
+ Outubro Rosa: assista a live sobre câncer de mama e esportes da Go Outside

No entanto, se seus mamilos sempre foram para fora, e agora eles de repente se tornaram invertidos, isso pode ser um sinal de alerta de que algo mais sério pode estar acontecendo.

Bem, o que causa mamilos invertidos? Eu devo me preocupar?

Novamente, se seus mamilos sempre foram invertidos, fique tranquila. Caso contrário, umadas primeiras coisas que verifica ao se encontrar quando encontra um mamilo recém-invertido é a possibilidade de um câncer subjacente. Por esse motivo, vá ao médico no momento em que você perceber a retração, para aumentar suas chances de detecção precoce.

Contudo, uma mudança repentina nos mamilos é algo que deve ser verificado, e não considerado diretamente um diagnóstico de câncer. As mulheres também podem ter mamilos invertidos ou retraídos se tiveram muitas infecções de mama. Mastite – uma inflamação do tecido mamário, causada principalmente pela amamentação – é um exemplo de uma dessas infecções que podem causar mamilos retraídos.

Outra causa benigna de inversão de mamilos: ectasia ou obstrução do ducto de leite. Acontece quando os ductos da mama tornam-se frequentemente bloqueados ou entupidos. Mas é bom saber que você pode ter um ducto de leite entupido mesmo se não estiver amamentando. Pode acontecer a qualquer um e a qualquer momento.

Bem, há algo que eu possa fazer sobre mamilos invertidos?

Dependendo da causa, eles podem desaparecer sozinhos. Após o tratamento para uma infecção na mama, por exemplo, há uma boa chance de seus mamilos voltarem às suas posturas originais.

Porém, para aquelas nascidas com mamilos invertidos, a cirurgia plástica pode ajudar a fazê-los sobressair. No entanto, muitas pessoas optam por não fazer isso quando não é clinicamente necessário. A maioria das pessoas que nascem com essa característica normalmente não procura cirurgia plástica.

Mais uma coisa: quando se trata de amamentar com mamilos invertidos, isso também é totalmente viável. Nestes casos, talvez só seja preciso um pouco mais de paciência e a ajuda de um consultor de lactação.

-Publicidade-