Nesta quarta-feira (13), a maior superlua do ano vai brilhar no céu. Isso porque, nosso satélite natural chegará ao ponto de maior proximidade com a Terra (o perigeu) em sua órbita elíptica neste ano às 18h, no horário de Brasília, ficando a 357.254 quilômetros de nós — considere que a distância média entre a Terra e a Lua é de aproximadamente 385 mil km. O fenômeno é conhecido como Lua dos Cervos.
+ Telescópio James Webb mostra Universo em detalhes inéditos; veja novas fotos
+ Turista cai em cratera de vulcão após tirar uma selfie
+ NASA prevê enviar robôs nadadores para “oceanos” do sistema solar
As superluas ocorrem quando a Lua chega à fase cheia no perigeu, e aparentam ser 14% maiores e 30% mais brilhantes quando comparadas às Luas cheias no ponto mais distante da Terra (o apogeu). Contudo, tenha em mente que, na prática, essas variações são praticamente imperceptíveis para nós.
Ainda sim, o melhor momento para ter a sensação de observar uma Lua “grande” é procurá-la no céu enquanto está nascendo ou se pondo, quando ocorre uma ilusão de ótica: nosso cérebro compara o tamanho do disco lunar com aquele de objetos no horizonte, como árvores e prédios, causando a impressão de que a Lua é maior do que, de fato, é.
Pela proximidade, durante uma superlua o satélite fica um pouco maior e um pouco mais brilhante do que durante uma Lua Cheia normal, mas essa diferença não pode ser percebida a olho nu. É necessário fotografar a Lua antes e depois para se perceber a diferença de tamanho e de brilho.
No Rio de Janeiro
Para garantir que o fenômeno possa ser observado por estudantes e curiosos, o Planetário da Rio irá abrir suas portas, a partir das 18h, para observação do céu. Astrônomos irão acompanhar a sessão, que é gratuita, e tirar dúvidas sobre o fenômeno.
Em Campinas
O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto para receber o público para uma noite especial, nesta quarta-feira (13), quando ocorre A superlua (Lua no Perigeu), a mais brilhante do ano. No final da tarde deste dia, mais precisamente às 17h15, a Lua aparecerá e alcançará uma altura visível ao telescópio por volta das 19h. No Observatório poderá ser apreciada sua beleza tanto a olho nu como por telescópios até as 22h, quando encerram as atividades no local.
A bilheteria e o portão abrem às 18h e fecham às 21h. Com tempo nublado ou chuvoso não haverá observação ao telescópio. Por ser alto de serra, aconselha-se os visitantes a levarem agasalhos.