A ‘selva de pedra’ que é São Paulo conta com espaços verdes surpreendentes que nem todo mundo conhece, como o maior cafezal urbano do mundo que fica na Vila Mariana. A lavoura está localizada próxima ao parque Ibirapuera e tem 10 mil m² que abrigam cerca de 2.000 pés de café cultivados em sistema orgânico pelo Instituto Biológico (IB).
O café é historicamente parte importante da economia de São Paulo e, em 1927, o IB, que é um centro de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, foi criado para atender às demandas do mercado.
Leia mais
+ 5 marcas brasileiras de café para turbinar suas manhãs
+ Café e corrida: como o “cafezinho” pode influenciar na sua performance
Hoje, o propósito maior do cafezal é “didático, histórico e cultural”, segundo o IB, para quem deseja conhecer uma plantação de café, a sua história em São Paulo e práticas agrícolas.
Ver essa foto no Instagram
A plantação do IB na Vila Mariana gerou 600 kg de café colhidos só em 2020. Os grãos da lavoura passaram por torrefação e moagem na Daterra Coffee.
Em média, cerca de 1 tonelada de grãos é colhida por safra no cafezal, resultando, após seu beneficiamento (eliminação da casca e separação dos grãos), em aproximadamente 500 kg. Segundo o IB, o produto é doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
No instituto também é possível observar e aprender sobre a cana-de-açúcar, o pau-brasil e as seringueiras. Para visitar a lavoura, é preciso agendar a visita pelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br. É possível observar o maior cafezal urbano do mundo de cima na cobertura do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP).