O luge é um dos três esportes de pista dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, ao lado do skeleton e do bobsled, sendo o mais rápido dos três. Os atletas atingem uma velocidade média que varia entre 120 e 145km/h, prometendo muita adrenalina nas Olimpíadas, que acontecem de 4 a 20 de fevereiro.
Entenda a modalidade, de acordo com as diretrizes das Olimpíadas e da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG):
+ Tudo o que você precisa saber sobre as Olimpíadas de Inverno em Pequim
+ Guias das modalidades dos Jogos de Inverno
Assim como o skeleton, o luge também é disputado em cima de um trenó. A diferença é que o atleta desce as pistas com as costas em cima do trenó e a cabeça para trás, sem ter uma visão completa da pista.
Em Pequim 2020, todas as provas de pista acontecerão no Centro Nacional de Pistas de Yanqing, localizado em Xiaohaituo. A pista que será usada nas provas é a primeira desta natureza no mundo e inclui uma volta de 360 graus. A distância da pista de competição é de 1615 metros, com um gradiente máximo de 18% e 16 curvas.
Provas do luge nos Jogos de Inverno de Pequim
A competição do luge nos Jogos de Pequim conta com quatro eventos:
- Simples Feminino e Simples Masculino: os atletas disputam na mesma pista, sendo que são permitidas quatro corridas ao longo de dois dias. Essas quatro corridas são cronometradas aos centésimos de segundo e os seus tempos são somados. Feita a somatória, o atleta com o tempo mais rápido é o vencedor;
- Duplas: acontece em um único dia, com duas corridas para cada dupla. Novamente, a dupla com o tempo acumulado mais rápido consegue o ouro;
- Revezamento de Equipes: envolve três trenós por país: simples feminino, simples masculino e duplas. A competidora feminina é a primeira a ir para a pista, e quando ela toca uma placa acima da cabeça no final do circuito, automaticamente é permitido que o próximo trenó (do competidor masculino) comece. A dupla masculina é a última a correr. O vencedor é o time com o menor tempo depois que os três trenós cruzam a linha de chegada.
Alemanha, Áustria e Itália (principalmente a região de Bolzano) são as principais potências do Luge. Juntos, os três países conquistaram, até 2018, nada menos do que 85% das medalhas olímpicas de toda a história. O Brasil não vai competir no luge em Pequim 2022.
+ Veja os 11 atletas que vão representar o Brasil nos Jogos de Inverno 2022
Programação do luge em Pequim 2022
Horários de acordo com o fuso local de Pequim (UTC+8), 11 horas a mais que Brasília:
05/02
19:10 – Individual masculino – baterias 1 e 2
06/02
19:30 – Individual masculino – baterias 3 e 4
07/02
19:50 – Individual feminino – baterias 1 e 2
08/02
19:50 – Individual feminino – baterias 3 e 4
09/02
20:20 – Duplas
10/02
21:30 – Revezamento por equipes