Quem é fã de mountain bike e mora na capital de São Paulo muitas vezes têm dificuldade de encontrar bons lugares para pedalar. Pensando nisso, listamos 4 locais perto da cidade para você curtir um bom MTB:
+ 5 lugares para pedalar próximos à cidade de São Paulo
+ Ciclopassarela Jornalista Erika Sallum, uma justa homenagem
4 lugares para andar de mountain bike perto de São Paulo
1. Campos do Jordão
O Zoom Bike Park é um complexo de trilhas para mountain bike privado na cidade de Campos do Jordão. Com altos padrões de qualidade na sinalização, no desenho e na construção de trechos para MTB nas modalidades Cross-Country (XC) e All Mountain/Enduro, o local conta com 19 trilhas em 46 km de percursos “single track”.
De trilhas fáceis as mais avançadas, atende do ciclista iniciante até o mais experiente que busca diversão e desenvolvimento. Um dos pontos mais interessantes é que o espaço está inserido na paisagem da Mantiqueira em Campos do Jordão. Por lá, também é possível alugar bicicletas e também agendar aulas de mountain bike. A entrada é paga e existem pacotes para aqueles mais animados.
2. Juquitiba
O município de Juquitiba, a cerca de70 km de São Paulo, é a casa do Fazendão, uma área privada e preservada com cerca de 90 km de extensão. O local tem trilhas exclusivas e cuidadosamente preparadas para a prática de trail run, gravel e mountain bike, com manutenção constante. O Fazendao fica nas proximidades do Parque Estadual Jurupará, às margens da Represa Cachoeira do França.
A única forma de aproveitar as trilhas de moutain bike do local é participando do Rocky Mountain Games, festival de esportes e cultura outdoor que tem exclusividade nos percursos do Fazendão. A última etapa da temporada de 2023 acontece dia 26 de agosto e ainda está com as inscrições abertas.
+ Trilhas na Mata Atlântica garantem puro MTB no Rocky Mountain Games, em Juquitiba
3. Atibaia
O Atibaia Bike Park é o primeiro bike park da cidade de Atibaia. O local fica na bonita Serra do Itapetinga, abaixo do monumento natural da Pedra Grande, há 5km da Rodovia Fernão Dias e há 9km do centro da cidade.
O espaço conta com 6 km de trilhas single-tracks com trechos para iniciantes, intermediários e avançados divididos em cores. No nível fácil, o ciclista pode aproveitar um circuito de XC de 4 km de onde partem mais duas descidas: a Happy Ending, de 500 metros para nível intermediário e a Forno e Lenha, de 1,1 km e nível difícil. Além disso, um circuito infantil chamado 8-80, de 300 metros, faz a alegria da criançada. Por lá, também é possível fazer passeios a cavalo para todas as idades.
4. Cotia
O Parque Cemucam, em Cotia, a apenas a 40 qkm da capital, tem a mais antiga trilha pública de MTB cross country do Brasil. O percurso total possui 8 km de extensão, oferecendo trajetos variados por dificuldade, em que o ciclista escolhe qual trilha percorrer. É um prato cheio para quem gosta de terra, natureza e emoção em cima da magrela.
O Cemucam também já sediou eventos importantes como o MTB 12 horas e o Campeonato Brasileiro de XCO, modalidade hoje impulsionada por grandes talentos como Henrique Avancini e Luiz Henrique Cocuzzi.
Há alguns anos, o local vem sendo revitalizado com o apoio da comunidade de ciclistas e também de nomes como Eduardo Ramires, ex-técnico da seleção brasileira de MTB e seis vezes campeão brasileiro Master.