O uma leoa de nove anos do zoológico de Chennai, na Índia, morreu de Covid-19 na quinta-feira (3), um dia após apresentar os primeiras sintomas da doença. Acredita-se que esse foi o primeiro animal a morrer devido ao novo coronavírus na Ásia.
O local anunciou a morte de Neela na sexta-feira (4) após mais oito felinos da espécie também testarem positivo para o vírus. Os animais foram colocados em quarentena e estão recebendo tratamento especializado.
As autoridades do zoológico disseram em um comunicado que a leoa apresentou sintomas da Covid-19 apenas um dia antes de morrer e começou a receber tratamento imediatamente, segundo o Independent.
O surto foi percebido pela equipe do zoológico na quinta-feira (2), quando Neela apresentou secreções nasais. O parque informou que a doença avançou rapidamente e os veterinários não conseguiram controlar o quadro.
Leia mais
+ É possível ter coronavírus em cachorro?
+ Cachorros podem ser treinados para detectar coronavírus
Os oficiais do zoológico disseram ao New Indian Express que o estado de saúde de duas leoas de 23 e 19 anos também é crítico. Eles ainda acreditam que o número de casos positivos aumente à medida que mais animais estão sendo testados.
A equipe veterinária interna e especialistas da principal universidade veterinária do estado indiano se uniram para decidir qual tratamento fornecer aos animais doentes.
Os funcionários do zoológico disseram que ainda não sabem como o vírus se espalhou para os animais, mas acreditam que possa ter sido por meio de zeladores ou os trabalhadores da distribuição de carne para os leões.
No entanto, a equipe disse que os alimentadores estão vacinados e que testes PCR regulares são realizados em todos os funcionários, tornando mais difícil identificar a fonte do novo coronavírus no local.
“A situação está sendo monitorada 24 horas por dia em todos os níveis. Como medida de segurança, a campanha de vacinação está sendo conduzida e 61% de todos os tratadores de felinos foram vacinados até 3 de junho de 2021”, informou a equipe do zoológico em comunicado.