Jovem morre após despencar 60 metros escalando montanha na Califórnia

Por Outside USA

Montanha da Califórnia onde jovem morreu durante escalada
Foto: Shutterstock

Por volta das 12:00 do último domingo (4), autoridades locais da Califórnia (EUA) receberam uma ligação informando que um escalador havia caído cerca de 60 metros enquanto escalava a Left Wall (Parede Esquerda) na montanha El Cajon, perto de San Diego. Nathaniel Masahi Takatsuno, 22, estava, de acordo com relatos de testemunhas oculares, fazendo uma escalada solo livre na Leonids – uma via 5.9 de três cordadas – quando caiu e morreu.

+ Turista morre atingida por onda enquanto tirava selfie
+ Entrevista: Nims Purja acha que pode bater o próprio recorde nos 14 picos

De acordo com Michael Sandler, que estava presente no local, Takatsuno disse que pretendia escalar o Meteor, uma via próxima de 5.8 e quatro cordadas. Não está claro se ele mudou de ideia ou simplesmente pegou o caminho errado.

Takatsuno morreu no domingo, mas o corpo não pôde ser recuperado até o dia seguinte devido às condições e hora do dia do resgate no local da escalada.

O tenente Ruben Medina, do Departamento do Xerife do Condado de San Diego, disse à CBS8: “No momento em que teríamos conseguido chegar onde o escalador estava – são cerca de 760 metros de altitude e quase duas horas de caminhada até lá – tornou impossível a recuperação. Teria sido o anoitecer e seria complicado voltar para baixo”.

El Cajon Mountain é o principal penhasco de San Diego. Alcançar a montanha de 150 metros de altura, como sugeriu Medina, envolve uma abordagem árdua e difícil. A pedra, segundo os moradores, compensa o esforço.

“Eu a descreveria como uma escalada multipitch de classe mundial na faixa de 5.8 a 5.11″, diz Randy Leavitt, um prolífico primeiro ascensionista. Leavitt ajudou a desenvolver muitas rotas de El Cajon no início dos anos 2000. “A rocha é realmente um granito caracterizado de alta qualidade. [Ela] quase parece arenito, pela maneira como forma bordas e cavidades e coisas assim.”

Leavitt estava escalando a montanha El Cajon no dia em que ocorreu o acidente, dizendo que provavelmente estava a 800 metros de distância em outra seção da montanha. “Os helicópteros voavam por todos os lados e eu não conseguíamos entender por que estavam tão perto da parede.”

El Cajon é geralmente considerada uma área de escalada segura. De acordo com Leavitt, o maior perigo que os escaladores enfrentam é a queda de rochas, já que as rotas tendem a ser menos verticais. A maioria das rotas na montanha são bem protegidas. Mas estando voltado para o sul, as condições podem ser difíceis. A melhor época do ano para escalar é na primavera, quando o sol está alto e a falésia vai para a sombra à uma da tarde. Nesta época do ano, diz Leavitt, o penhasco fica ensolarado até cerca das 16h.

“Leonids é de longe a rota mais popular”, diz Leavitt. “Todo mundo quer fazer porque todo mundo sabe disso.” No entanto, o sol pode dificultar a escalada.

A causa da queda ainda é desconhecida, assim como a familiaridade de Takatsuno com a subida, mas ele estava na rota sob o sol, o que Leavitt acha que pode ter influenciado. Além disso, se ele saiu da rota, de acordo com Leavitt, a rocha pode ter desmoronado.

Leonids não é comumente solado porque a maioria das pessoas faz rapel. Algumas testemunhas oculares comentaram na página do Southern California Climbers que Takatsuno carregava uma mochila com uma corda para fazer rapel.

A parceira de escalada do falecido, Dachel Fohne, disse à Fox5: “Eu simplesmente não queria acreditar e ainda não quero acreditar que ele morreu”.