Em raro ataque contra humanos, um puma matou Taylen Brooks, de 21 anos, em uma área remota ao norte da Califórnia (EUA).
Taylen estava em uma trilha na região de El Dorado com seu irmão, Wyatt, de 18 anos, quando ambos foram atacados pelo animal selvagem.
Veja também
+ Um puma atacou este grupo de ciclistas. Elas lutaram de volta por 45 minutos
+ Leave No Trace: Go Outside, Outward Bound Brasil e Nos Alpes vestem a camisa da preservação
+ Deixe a vibrante cultura outdoor de Pomerode te surpreender
De acordo com informações do The Mirror, Wyatt conseguiu escapar, mas sofreu lacerações graves no rosto e no pescoço, enquanto Taylen sucumbiu aos ferimentos recebidos durante o ataque.
Na última quarta-feira (27), a família divulgou fotos dos irmãos, descrevendo-os como “muito próximos.”
“Estamos todos devastados pela trágica perda de Taylen, mas gratos por ainda termos Wyatt conosco e estamos bem cientes de que o resultado poderia ter sido ainda pior. Esses dois jovens, sendo tão próximos quanto dois irmãos poderiam ser, viveram uma vida cheia de energia, desfrutando do outdoor”, disse a família em comunicado.
A família também detalhou o encontro mortal com o animal, no último sábado (22). Disseram que Taylen e Wyatt estavam caminhando ao longo da Skid Road, perto de Kelsey, em busca de galhadas de cervo.
Enquanto vasculhavam a área, notaram um puma emergindo do lado da estrada. Apesar das tentativas de espantar o animal, levantando as mãos, gritando, com Wyatt jogando sua mochila, o puma atacou Wyatt, mordendo seu rosto e derrubando-o no chão. Taylen tentou intervir, mas o puma o atacou, mordendo sua garganta e causando ferimentos fatais.
“Enquanto Taylen batia e gritava com o puma, Wyatt conseguiu lutar com ele até o chão, ficando por cima do animal. O animal começou a arranhar o abdômen de Wyatt. Nesse momento, ele soltou Wyatt, levantou-se e atacou Taylen, mordendo sua garganta e derrubando-o no chão”, diz o comunicado.
Wyatt lutou, enfrentando o puma para proteger Taylen. Eventualmente, ele conseguiu se libertar e ligar para o 911, embora o sinal de celular fosse limitado. Após fazer a ligação, Wyatt dirigiu de volta para onde haviam estacionado e pediu ajuda.
Delegados do Condado de El Dorado prestaram os primeiros socorros até a chegada dos médicos, que então transportaram Wyatt ao hospital para uma cirurgia devido a graves ferimentos no rosto e no pescoço.
Posteriormente, os delegados procuraram por Taylen e encontraram seu corpo perto do local do ataque, com o animal por perto. Eles dispararam tiros para afugentar o puma e tentaram prestar socorro a Taylen, mas ele morreu no local.
Preocupadas com o potencial perigo do puma, as autoridades o rastrearam com a ajuda do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia e um caçador do Condado de El Dorado. Eles encontraram o puma e o eutanasiaram por segurança pública.
Ataques de puma a humanos são raros. De acordo com o departamento, foram menos de 50 verificados na Califórnia desde 1890, e apenas seis foram fatais. O último ataque fatal de um puma a um humano no estado foi há 20 anos, em janeiro de 2004. A vítima foi um ciclista de 35 anos em uma trilha em Orange County.