No final de novembro, os italianos Paolo Marazzi e Luca Schiera realizaram a primeira ascensão da história do Cerro Nora pela face norte.
O pico emerge da campo de gelo do norte da Patagônia, no Chile. A face norte do Cerro Nora possui dois quilômetros de largura e apresenta mais de 800 metros de granito vertical.
Veja também
+ Por que o trekking foi proibido nesta famosa geleira da Patagônia?
+ Cientistas da UE alertam para recorde de temperatura em 2023
+ Coragem e determinação: a história da velejadora Kirsten Neuschäfer
Uma das coisas mais desafiadoras na área é a abordagem. O guia de montanha e fotógrafo Giovanni Ongaro, o montanhista local Andrea Carretta e um gaucho acompanharam os dois italianos até a montanha. Levou quase uma semana só para a equipe alcançar o acampamento base do Cerro Nora.
O campo de gelo do norte da Patagônia é o segundo maior do mundo fora das regiões polares. Essa vasta extensão de rocha e gelo se estende por 120 km de norte a sul na Patagônia chilena e tem uma área de 4.200 km². A região também contém muitas montanhas inexploradas.
Marazzi e Schiera têm sido parceiros de escalada na última década e já visitaram a Patagônia várias vezes antes. Eles também compartilharam escaladas em lugares como o Karakoram, no Himalaia e na Groenlândia, de acordo com o site Explorersweb.