Itália reabre fronteiras para turistas brasileiros a partir de 1 de março

fronteiras Itália
Na imagem, Amalfi, na Itália. As fronteiras do país serão abertas para turistas brasileiros a partir de 1 de março - Foto: Shutterstock

Após dois anos com as fronteiras fechadas para turistas brasileiros, o Ministério da Saúde da Itália autorizou a entrada de todos os viajantes estrangeiros no país. A partir do dia 1º de março, não será preciso fazer quarentena ao chegar por lá. A portaria foi assinada na última terça-feira (22) pelo ministro Roberto Speranza. No entanto, para isso, é necessário estar completamente vacinado contra a covid-19.

+ Após 2 anos de restrições, Austrália reabre fronteiras; veja regras

+ Nova Zelândia só vai reabrir fronteiras em abril de 2022

+ Indonésia flexibiliza entrada de estrangeiros em Bali

“A partir do dia 1º de março, para a chegada de todos os países de fora da Europa estão vigentes as mesmas regras já previstas para os países europeus. Para a entrada na Itália, será o suficiente uma das condições do green pass: certificado de vacinação, certificado de cura ou teste negativo”, escreveu o ministro.

Segundo o jornal Corriere della Sera, o governo já decidiu que os imunizantes que ainda não receberam a aprovação da EMA, como a coronavac, também serão reconhecidos para obtenção do passe. Além disso, comprovantes de vacinação emitidos nos países estrangeiros, como é o caso do Conecte SUS, serão aceitos.

Já faz dois anos que os brasileiros só podem entrar no país europeu por motivos de saúde, estudo, trabalho ou máxima urgência. O ministro renovou essa medida inúmeras vezes e o último veto expirou em 15 de março. A demora da flexibilização das fronteiras na Itália levou os profissionais da saúde que atendiam o público brasileiro a criar, na semana passada, o movimento #tornabrasile, uma petição online que solicitava a “paridade e igualdade de regras ao Brasil”.