Novo CEO do Ironman é ultramaratonista, mas nunca realizou um triatlo

Por Triathlete/Outside USA

Novo CEO do Ironman é ultramaratonista, mas nunca realizou um triatlo
Foto: Divulgação/Ironman

O Grupo Ironman anunciou nesta segunda-feira (29) que nomeou Scott DeRue, um executivo com experiência na indústria de fitness de luxo nos Estados Unidos e alto nível acadêmico, para o cargo de diretor executivo (CEO) do Ironman, com efeito imediato.

+ Após meses de tensão e até fala em boicote, Kilian Jornet e UTMB buscam acordo
+ Medina, John John, Robinson? Quem leva em Pipe?

DeRue, 46 anos, também é ultramaratonista e montanhista experiente, tendo conquistado seis dos Sete Cumes – Everest, Denali, Elbrus, Vinson, Aconcágua e Monte Kilimanjaro. Recentemente, ele completou o Gobi March, uma prova de 250 km por uma semana no centro da Mongólia.

Quem é o novo CEO do Ironman, Scott DeRue?

DeRue possui um PhD em administração de empresas pela Michigan State University, nos Estados Unidos. Ele passou 14 anos atuando academicamente na University of Michigan, sendo seus últimos cinco anos como diretor da Stephen M. Ross School of Business. Durante esse tempo, ele afirma ter trabalhado com organizações de atletas, focando em vida pós-esportes e na construção de programas de liderança.

Mais recentemente, DeRue foi nomeado presidente da marca de fitness Equinox em 2021, especificamente para ajudar a marca a enfrentar os desafios crescentes enfrentados pela indústria de academias e fitness durante o auge da pandemia de Covid, quando as vacinas estavam se tornando amplamente disponíveis na América do Norte e alguns negócios estavam reabrindo.

“A grande incógnita para esse negócio e essa comunidade era: ‘As pessoas voltarão?’”, disse DeRue à Triathlete, da Outside USA. “Havia um medo genuíno das pessoas em retornar a uma academia e estar perto de outras pessoas suadas.”

“Um dos momentos mais cruciais [para mim] foi no verão de 2021. Tínhamos uma escolha, e a escolha era seguir as diretrizes locais ou adotar uma postura ousada de liderança e realmente posicionar a empresa na vanguarda?

“Tornamo-nos a maior marca voltada para o consumidor a exigir a vacina, não apenas para nossos funcionários, mas também para nossos membros”, recordou DeRue, observando que foram feitas exceções para questões de saúde, entre outras. “Em retrospecto, isso trouxe as pessoas de volta. O que é obviamente ótimo para os negócios, mas mais importante para a comunidade.”

Transição para o Ironman

Embora DeRue admita não ter competido em um triatlo ainda, ele lembra de crescer em “uma cidade com um único semáforo na Carolina do Norte” e assistir Mark Allen e Dave Scott competindo na TV. “Apesar de não ser um triatleta, consigo rastrear a inspiração até esses momentos na televisão”, disse ele. “Poder ver pessoas assim fazendo coisas incríveis criou um senso de possibilidade.”

DeRue assumirá sua nova posição do ex-CEO, Andrew Messick, que liderou o Grupo Ironman desde 2011 antes de anunciar sua aposentadoria em julho passado.

Messick permanecerá envolvido como membro do conselho de administração da Ironman e “atuará como conselheiro de DeRue para garantir uma transição suave e bem-sucedida para a empresa e os esportes que ela atende”, segundo um comunicado de imprensa.

“Estamos empolgados em trazer alguém do talento e experiência de Scott para o Ironman Group. Scott é um líder dinâmico com um histórico único de impulsionar a transformação e o crescimento em diferentes funções e ambientes”, disse Janine Shelffo, Presidente e Diretora de Crescimento e Estratégia da Advance, empresa controladora privada da Ironman.

“[DeRue] com seu alto nível de energia e comprometimento, inspirará e motivará os funcionários do Ironman Group, parceiros e as comunidades de triatlo, corrida em trilhas, corrida em estradas e ciclismo”, disse Messick sobre o novo papel de DeRue em uma empresa com centenas de eventos em mais de 50 países, além de 30 escritórios em 16 países. “A empresa está em mãos muito capazes, e estou ansioso para apoiar sua liderança nesta incrível organização.”