O leste da Austrália enfrenta uma infestação de milhões de ratos há meses. Após um longo período de seca no país, agora os animais conseguiram se reproduzir em massa, o que levou a muitos danos em plantações e caos em diversas regiões. Na terça-feira (22), a invasão dos roedores forçou autoridades a começar a evacuar centenas de prisioneiros de uma prisão em New South Wales.
Os ratos roeram os painéis do teto e cabos do Centro Correcional de Wellington, localizado em uma área rural, de acordo com informações da IstoÉ Dinheiro.
Leia mais
+ Diabos-da-tasmânia matam todos os pinguins de ilha australiana
+ Teias de aranha estão dominando a paisagem na Austrália
“A saúde, a segurança e o bem-estar dos funcionários e dos presos são a nossa prioridade número um, por isso é importante agir o mais rapidamente possível para realizar as obras de reparação”, informou Peter Severin, o comissário responsável pelo serviço correcional de New South Wales.
Até 420 presidiários e 200 funcionários serão transferidos para outras instalações antes do final de junho.
“Queremos fazer essas obras de uma só vez para deixarmos de ser vítimas desse flagelo”, explicou Kevin Corcoran, vice-comissário da administração penitenciária.
Há meses, o leste da Austrália sofre com uma infestação de ratos que destroem casas e comem plantações. Esta é mais uma das várias catástrofes que assolaram os agricultores australianos, após anos de seca, meses de incêndios devastadores no final de 2019 e, posteriormente, inundações.
Os roedores começaram a aparecer em outubro, coincidindo com uma colheita excepcional após a pior seca já registrada.