Pelo menos 36 pessoas morreram no incêndio que começou na última terça-feira (8) e devastou a cidade de Lahaina, na ilha de Maui, Havaí.
O fogo, que pegou de surpresa os moradores da ilha, forçou milhares de pessoas a fugir de suas casas e reduziu grande parte da cidade histórica a cinzas.
O big rider brasileiro Yuri Soledade, que reside no local, foi um dos afetados pela tragédia. Ele teve seu restaurante, o Paia Fish Market, completamente destruído pelas chamas.
Veja também
+ Navio nas Olimpíadas de 2024 gera preocupações ambientais em Teahupoo
+ Trilhas na Mata Atlântica garantem puro MTB no Rocky Mountain Games, em Juquitiba
+ Greenwashing: como não cair na ‘sustentabilidade fake’ das marcas
“Meu coração está em pedaços. Rezem por aqueles afetados por essa tragédia e por nossa querida Lahaina”, compartilhou o surfista brasileiro em seu perfil no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Vários atletas profissionais manifestaram apoio nas mídias sociais, incluindo o 11x campeão mundial Kelly Slater.
“Meu coração está com todos em Maui. Devastação total provocada pelas queimadas e pelos ventos do furacão. Não consigo nem imaginar pelo que eles estão passando. Amigos já disseram que perderam tudo. Torcendo por um milagre para ajudar esses e salvar o que sobrou”, disse Slater.
🚨 #BREAKING | #Hawaii | #Maui | #Lahaina | #lahainafire | #MauiFires |
Scenes from Lahaina last night while the plane was landing. pic.twitter.com/vp5gWuBknJ
— Bot News (@BotNews18) August 10, 2023
O incêndio se espalhou com tanta rapidez que alguns dos que fugiam tiveram que pular no mar para escapar das chamas. Autoridades do Condado de Maui disseram que pelo menos 36 pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e 271 estruturas foram danificadas ou destruídas.
O carioca Pedro Robalinho, que há sete anos mora em Maui e treina algumas das jovens promessas do surf local, foi um dos que precisaram sair de casa às pressas. Mesma situação passou o surfista profissional brasileiro Philippe Chagas, que mora em Maui desde 2018.
Os incêndios continuaram a queimar na noite de quarta, alimentados por fortes ventos do Furacão Dora, que passou ao sul das ilhas havaianas. “Este é um dia profundamente sombrio”, disse o prefeito de Maui, Richard Bissen Jr. “A gravidade de perder qualquer vida é trágica. Enquanto lamentamos com suas famílias, oferecemos orações por conforto neste momento inconsolável.”
Com a diminuição dos ventos, algumas aeronaves retomaram os voos, permitindo que os pilotos vissem a extensão completa da devastação após o incêndio em Maui. Voos rasantes sobre a cidade costeira de Lahaina realizados pela Patrulha Aérea Civil dos EUA e pelo Departamento de Bombeiros de Maui mostraram a extensão da perda.
Ver essa foto no Instagram
#WATCH: New video shows the moment a wildfire tore though homes in Lahaina.
READ MORE: https://t.co/hGkr7eRdpv #HINews #HNN pic.twitter.com/U7ZdftV7S3
— Hawaii News Now (@HawaiiNewsNow) August 10, 2023
Viewer video shows an apocalyptical scene in Lahaina: https://t.co/hGkr7eRdpv #HINews #HNN pic.twitter.com/NLh9YDPRAm
— Hawaii News Now (@HawaiiNewsNow) August 10, 2023