Incêndio em Parque do Juquery cria ‘chuva de fuligem’ por toda SP

Incêndio em parque no Juquery cria 'chuva de fuligem' por toda SP
Foto: Reprodução

Residentes da região central, norte, sul, leste e outros municípios de São Paulo, reclamaram de encontrar fuligem em suas residências. A resposta para o mistério das fuligens veio depois, com a notícia de houve um incêndio no Parque Estadual do Juquery em Franco da Rocha.

+ Ameaça de furacão faz show ser cancelado em Nova York

+ Cume da Groenlândia tem chuva em vez de neve pela primeira vez desde 1950

+ A arte dissonante de Alex Knost em novo vídeo da Vans

O incêndio foi gerado pela queda de um balão, que devastou mais da metade da área de mata do parque, de acordo com a prefeitura da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teria iniciado por volta das 9h30. Moradores da região contaram que o céu ficou alaranjado e cheio de cinzas.

Por conta do vento forte, o fogo se alastrou bem rápido, gerando vários focos de incêndio dentro do Parque do Juquery. O incêndio também atingiu parte do cerrado no bairro Nova Era, em Caieiras, cidade vizinha de Franco da Rocha que faz limite com o parque.

O Corpo de Bombeiros também informou que recebeu ocorrências de fogo na terra indígena do Jaraguá, e também na maior reserva de cerrado de São Paulo, na Estação Experimental de Jataí.

Mais de 110 profissionais, entre bombeiros, brigadistas e agentes da Defesa Civil que trabalham no parque operaram no combate às chamas. O águia da Polícia Militar também auxiliou no processo, retirando água da Represa Paiva Castro. De acordo com a prefeitura de Franco da Rocha, “o pior do incêndio já passou”.

Incêndio: chuva de fuligem em São Paulo

Em decorrência do incêndio, bairros da grande São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, no ABC, alegaram ter encontrado fuligem em suas casas durante o domingo. No interior de São Paulo também houveram relatos da “chuva de fuligem”.