Impulsione seus treinos com estes óleos essenciais

Foto: shutterstock

O atleta que habita em todos nós, abraça a eterna busca pelo desempenho ideal – correr aquela milha extra, pressionar outra série de agachamentos ou manter uma pose do Guerreiro II por mais tempo do que na última aula. Os óleos essenciais podem estimular a energia pré-treino ou ajudá-lo a relaxar após uma sessão desafiadora.

Leia mais:

+ Como usar a Ayurveda para evitar mal-estar após refeições

+ Meditação: Comece sua jornada em 5 etapas básicas

+ Os 3 tipos de óleo de CBD mais usados para tratar depressão

Aqui estão 3 maneiras de usar a aromaterapia para energia pré-treino, dor muscular pós-treino e um banho relaxante de óleo. Também incluímos nossas receitas DIY favoritas!

1. Óleos para aumentar a energia

Para uma mistura energizante (e ótimo motivador de treino!), comece com óleo essencial de grapefruit (Citrus paradisii ou toranja) , que tem uma doçura sutil que esconde suas poderosas propriedades de aumento do metabolismo. Em seguida, adicione óleo de limão para melhorar o humor e aumentar a imunidade (Citrus limonum) e hortelã-pimenta revigorante revigorante (Mentha piperita) ; o último oferece compostos naturais que suportam as funções respiratórias. Além de abrir as vias aéreas para a troca máxima de oxigênio, o aroma refrescante da hortelã-pimenta também reduz o esforço percebido durante o exercício e ajuda você a fazer mais algumas repetições.

Sinergia pré-treino

  • 120ml de água destilada ou 30ml de óleo carreador
  • 18 gotas de óleo essencial de toranja
  • 16 gotas de óleo essencial de limão
  • 6 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta

Modo de Usar: Dispersar os óleos essenciais em um difusor por aproximadamente 30 minutos antes do treino para provocar o estado de alerta e aumentar os níveis de oxigênio. Praticar exercícios ao ar livre? Esta mistura também funciona como uma névoa corporal refrescante. Ou misture os óleos com seu transportador favorito, como amêndoa doce ou óleo de coco, e aplique conforme necessário sob o nariz, respirando profundamente durante a sessão para manter o foco e a produção de energia.

2. Óleos essenciais anti-inflamatórios e que melhoram a função pulmonar

Para uma mistura mais picante que oferece benefícios anti-inflamatórios e promove a resistência, escolha óleos essenciais de cravo, canela e bergamota. Tanto o cravo (Syzygium aromaticum) quanto a canela (Cinnamomum verum) contêm propriedades químicas que permitem níveis mais altos de oxigênio nas células do corpo que resultam em funções energéticas saudáveis. Eles também trabalham sinergicamente para estimular o sistema nervoso. Adicione o óleo essencial cítrico italiano de bergamota (Citrus bergamia) , um adaptógeno natural que ajuda o sistema adrenal a gerenciar a resposta do corpo ao estresse e equilibrar o metabolismo. Por último, óleo essencial de abeto (Abies grandis) com suas propriedades descongestionantes, aumentará o desempenho e, junto com o cravo, oferecerá propriedades redutoras da dor.

Sinergia para o pós-treino

  • 30 ml de óleo carreador
  • 6 gotas de óleo essencial de cravo
  • 6 gotas de óleo essencial de canela
  • 18 gotas de óleo essencial de bergamota
  • 10 gotas de abeto

Como usar: Aplique a mistura conforme necessário antes ou depois do treino para aliviar dores musculares e nas articulações.

3. Óleos essenciais anti-inchaço e calmantes para a pele

Os óleos essenciais de cipreste e zimbro podem ser aromáticos poderosos que ajudarão a tonificar a pele e eliminar o inchaço, especialmente no abdômen. As propriedades adstringentes do cipreste(Cupressus sempervirens) também ajudam a melhorar a má circulação, fortalecendo os vasos sanguíneos e contraindo os músculos de todo o corpo. O óleo essencial de zimbro (Juniperus communis) atua como um agente purificador, limpando o corpo de toxinas e excesso de água. Juntamente com o óleo essencial de lavanda (lavandula angustifolia) e suas propriedades cicatrizantes e calmantes da pele, um banho de 20 minutos ajudará você a se recuperar após um treino.

Banir o Bloat Soak

  • 1/2 xícara de sais de Epsom
  • 18 gotas de óleo essencial de cipreste
  • 10 gotas de óleo essencial de zimbro
  • 18 gotas de óleo essencial de lavanda

Como usar: Para garantir uma dispersão ideal dos óleos, primeiro prepare o banho e, em seguida, adicione a mistura antes de entrar na banheira. Para obter melhores resultados, aumente a circulação escovando o corpo a seco dos pés até o coração antes de tomar banho.

Mergulhe em vez de tomar banho

Em vez de uma ducha após a sessão, opte por um banho de sais de Epsom rico em magnésio, que, de acordo com a Academia Nacional de Ciências, ajuda a aliviar os músculos doloridos, reduzindo o acúmulo de ácido lático comum em exercícios extenuantes. O magnésio também aumenta a produção de energia do corpo, ajuda a eliminar toxinas e combate a fadiga.

Observação: Se estiver grávida ou tomando algum medicamento, consulte seu médico antes de usar óleos essenciais. Realize um teste de adesivo na pele antes de usar. Embora essas misturas contenham uma pequena porcentagem de óleos essenciais, elas podem interagir com alguns medicamentos.