Hortelã-pimenta: conheça os benefícios e saiba como usar

hortelã-pimenta benefícios
Foto: shutterstock

A hortelã-pimenta é uma planta medicinal que pode ser usada de diversas formas e traz inúmeros benefícios à saúde. Com nome científico Mentha piperita, o consumidor pode encontrá-la em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados e feiras livres.

Leia mais:

+ Precisa de um ‘reset’ na vida? Estas 5 dicas vão te revigorar

+ Skincare de cannabis: veja os benefícios do óleo de cânhamo para a pele

+ Óleo essencial de grapefruit: para que serve e como usar

Presente em pastas de dente, chiclete, esfoliante corporal, protetor labial e velas, os EUA são responsáveis por quase 70% da produção da hortelã-pimenta do mundo, mercado que cresceu quase 4,57 milhões de libras em 2021.

Então a pergunta é: o que fazer com hortelã-pimenta?

O que é Hortelã-pimenta?

A hortelã-pimenta é um híbrido natural de hortelã e hortelã selvagem e classificada sob o guarda-chuva de hortelã mentha x piperita. O composto natural mais comum na hortelã-pimenta é o mentol, um ingrediente que você pode reconhecer nas pastilhas para tosse, por exemplo.

Benefícios da hortelã-pimenta

Essa obsessão não é nova. Antigos livros médicos egípcios mencionam hortelã -pimenta como um meio de curar soluços, o que é surpreendentemente verdadeiro. Mas esta erva tem muito mais propriedades medicinais do que isso.

Por exemplo, o óleo de hortelã-pimenta foi estudado extensivamente para o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável . Evidências sugerem que reduz alguns sintomas de problemas digestivos, como dor abdominal e distensão estomacal. Topicamente, o óleo de hortelã-pimenta pode ser eficaz na redução dos sintomas de dores de cabeça tensionais e resfriado comum .

Os efeitos psicológicos da erva são menos falados. Um estudo sobre o efeito psicológico da hortelã-pimenta descobriu que seu aroma pode levar a uma melhor capacidade de atenção, memória e estado de alerta. Em pesquisas adicionais , a hortelã-pimenta demonstrou aumentar a calma nos participantes do estudo e melhorar o humor.

O cheiro de hortelã-pimenta estimula o sistema olfativo, permitindo que o cérebro libere substâncias químicas para fazer você se sentir relaxado. Por esse motivo, o óleo de hortelã-pimenta é frequentemente usado para tratar o estresse, a ansiedade e a inquietação.

Como você deve tomar hortelã-pimenta?

Embora as balinhas doces sejam deliciosas, seus altos níveis de açúcar e xarope de milho não as tornam o produto com sabor de menta mais saudável. Em vez disso, considere estas opções:

Óleo e extrato de hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta é o óleo essencial puro derivado das folhas da erva, enquanto o extrato de hortelã-pimenta é uma mistura de seus óleos essenciais e álcool. O extrato é usado em chás e aromaterapia, enquanto o óleo mais potente é frequentemente encontrado em blends, cremes tópicos e cápsulas orais.

Cápsulas de hortelã-pimenta

Aqueles que preferem consumir nutrientes na forma sólida podem optar por tomar cápsulas de hortelã-pimenta, que contêm o óleo da erva em uma pílula digerível. Este método pode ser preferível para quem quer tomar uma quantidade precisa de hortelã-pimenta.

Chá

O chá de hortelã-pimenta é quente, gostoso de beber e sem cafeína. O vapor que sai da sua caneca pode ajudar a limpar o nariz entupido se você estiver sofrendo de alergias ou resfriados, e o cheiro de hortelã-pimenta pode ajudar a relaxar antes de dormir. Mas um aviso justo: muitas xícaras de chá de hortelã-pimenta podem levar a idas frequentes ao banheiro!

Antes de incorporar o óleo de hortelã-pimenta em sua rotina, consulte seu médico para garantir que você esteja recebendo a dose adequada para você.