VÍDEO: Homem quase é atingido por rocha gigante em montanha do Paquistão

Por Emma Veidit, da Outside USA

Homem quase é atingido por rocha gigante em montanha do Paquistão
Imagem: ViralHog

Apenas alguns centímetros podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Essa é a lição que o capitão Shayan Anwer aprendeu no acampamento base de Spantik, uma montanha de 7.000 metros na cordilheira de Karakoram, no Paquistão, quando um disco de rocha do tamanho de uma pessoa voou pelo ar, amassou uma barraca em seu caminho e errou um trailer por apenas um fio de cabelo. O incidente aconteceu em 2018, mas um vídeo do momento viralizou nos últimos dias.

+ Guinness Book desqualifica proezas históricas de Reinhold Messner no Himalaia
+ Após recorde e polêmica no K2, Kristin Harila se aposenta da escalada: ‘Sinto que cumpri meu papel’

Nas últimas duas décadas, Spantik tornou-se um pico cada vez mais popular de 7.000 metros para escaladores de expedição. A montanha possui uma trilha de subida fácil de seguir e, apesar da queda de rochas capturada em vídeo anos atrás, tem condições de escalada relativamente seguras, o que a torna um ponto de acesso para viagens comerciais organizadas.

O terreno em Spantik pode variar de trilhas gramadas, semelhantes a campos, a afloramentos rochosos e seixos, até rotas cobertas de neve e gelo. As quedas de rochas são comuns em áreas com encostas rochosas íngremes ou falésias, mas requerem um estímulo para começar. Algumas causas comuns incluem clima, desastres naturais, ciclos contínuos de congelamento e degelo, atividade humana ou erosão.

De acordo com Anwer, que filmou o incidente, “nevava continuamente há alguns dias enquanto eu estava no acampamento base e, devido ao peso da neve e das pedras soltas acima, essa queda de rochas aconteceu. Após o quase acidente, várias equipes abandonaram o acampamento base e sua expedição enquanto eu ficava atrás e tentava me abrigar longe do caminho da pedra.”

Como você pode saber quando a queda de rochas acontecerá?

A queda de rochas é natural e, dependendo da área, comum. Não há como prever especificamente quando e onde ocorrerá uma queda de rochas, mas os geólogos podem prever se uma rocha é vulnerável à queda e os possíveis caminhos que ela poderia seguir caso se desprenda. Alguns observadores mencionam ter ouvido um estrondo pouco antes de ver a rocha caindo. Especialistas dizem que uma pequena queda de rochas, mesmo algumas pedras quicando em uma encosta, pode levar a um incidente maior se a encosta se tornar menos estável. (Portanto, é uma má ideia atirar pedras montanha abaixo. Mesmo um pedaço de cascalho pode provocar algo ruim na encosta.)

O que você deve fazer em caso de queda de rochas?

Vê uma pedra caindo? Grite “pedra!” para alertar qualquer pessoa ao alcance da voz. De acordo com o Parque Nacional de Yosemite, nos EUA, que sofre quedas de rochas regularmente, há três coisas que você deve fazer se estiver em território propício a esse tipo de incidente. Primeiro, esteja ciente de quaisquer zonas de perigo perto de você. Se você testemunhar uma queda de rochas, quando tudo parar de se mover, saia rapidamente da zona de queda e fique em segurança. Esse seria um momento conveniente para fazer a segunda coisa que Yosemite sugere: informar a equipe do parque.

Assista o vídeo do momento em que a rocha quase atinge uma pessoa no pé da montanha no Paquistão:







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo