A holandesa Annemiek Van Vleuten protagonizou uma cena inusitada na prova do ciclismo de estrada feminino, realizada na madrugada do último domingo (25) no Brasil.
Clique aqui para ver o vídeo
Com o tempo de 3:54:00 cravados, Van Vleuten terminou a prova com os braços para o ar, festejando o que ela pensava ser a conquista do ouro.
No entanto, a atleta acabou ficando com a prata, já que a austríaca Anna Kiesenhofer havia cruzado a linha de chegada pouco antes, faturando o ouro com 3:52:45 no relógio.
A italiana Elisa Longo Borghini, com o tempo de 3:54:14, ficou com a medalha de bronze. O Brasil não teve representantes na disputa.
“Achei que eu era a primeira. Eu estava errada, não conseguimos”, disse Van Vleuten após a prova.
A holandesa apontou falhas na comunicação por telefone durante o percurso e se disse tão surpresa que sequer conhecia a austríaca que ganhou a medalha de ouro.
Annemiek van Vleuten won the silver medal, Elisa Longo Borghini the bronze. Annemiek didn't know that there is another rider up the road so she celebrated the victory. Must have been a terrible feeling when she realized what happened…. 😬 #CyclingRoad pic.twitter.com/BgkARUxB7c
— Mihai Simion (@faustocoppi60) July 25, 2021
“Eu não sabia que ela estava inscrita. Eu tanto não sabia que eu sequer a conhecia. O quanto é errado você não conhecer alguém? De toda forma, o final foi muito confuso. Pensamos que estávamos na frente, que estávamos a caminho da vitória”, disse em depoimento reproduzido pelo GE.
A prova do ciclismo de estrada começou com os atletas largando no Parque Musashinonomori de Tóquio, pedalando pelas prefeituras de Kanagawa e Yamanashi e até a linha de chegada no Autódromo Internacional de Fuji, em Oyama, na prefeitura de Shizuoka, que fica a cerca de 2 horas de Tóquio.
Nas Olimpíadas Rio 2016, Van Vleuten protagonizou uma queda incrível que a tirou da briga pelo pódio (relembre no vídeo abaixo). Desta vez, ela diz ter se sentido “estúpida” ao cruzar a chegada achando que havia vencido.
“Eu pensei que havia vencido, me senti realmente estúpida inicialmente. Depois as outras ciclistas também ficaram se perguntando”, completa.
Leia mais:
+ Filho de Chorão fala que o pai via Rayssa Leal andar de skate e vira piada
+ Henrique Avancini termina em 13º no ciclismo MTB
+ Sophia Medina ignora irmão nas Olimpíadas e reacende polêmica