Henrique Avancini Team comemora conquistas no Campeonato Brasileiro de XCO

Crédito das fotos: Felipe Almeida

No último domingo (9), a ciclista Sabrina Oliveira, da equipe Caloi / Henrique Avancini Team, conquistou seu 1º título de campeã brasileira. A atleta paulista, de 20 anos, venceu em Conceição de Mato Dentro, em Minas Gerais, a categoria Sub-23 do Cross Country Olímpico (XCO).

Leia mais:

+ Henrique Avancini conquista seu 12º título de campeão brasileiro

+ 5 erros ao lavar suas roupas de ciclismo

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Esse é o primeiro ano da atleta na equipe Caloi / Henrique Avancini Team. Sabrina já tinha conquistado outros importantes resultados na temporada, além de ter desfrutado de grandes conquistas no passado, mas vencer a principal competição nacional tem sabor mais do que especial para a atleta.

“Foi minha primeira vitória em um campeonato brasileiro desde a categoria júnior, então é uma sensação única, ainda mais tendo tão pouco tempo de experiência em uma equipe tão grande. É uma conquista especial por todo trabalho durante a temporada”.

Sabrina já tinha sido vice-campeão brasileira Sub-23 em 2021 e diz realizar um sonho ao ganhar o direito de vestir a camisa com a bandeira do Brasil no peito em 2023. Um dos pontos para o sucesso, segundo ela, está no trabalho desenvolvido por sua equipe. Com mentoria de Henrique Avancini, atleta que também garantiu os títulos de campeão brasileiro na elite masculina nas provas do Short Track e Cross Country Olímpico, a ciclista exaltou o trabalho desenvolvido na Caloi / Henrique Avancini Team com os atletas jovens e dedicou o prêmio a todo staff.

“Foi um ano trabalhoso para todos nós. Os mais jovens se adequando aos níveis profissionais da equipe e os mais velhos sempre em busca de resultados e de passar o conhecimento. Minha temporada foi de muito crescimento e conquistas, mas todas elas, apesar de serem individuais, foram fruto de todo trabalho em equipe”, disse a ciclista.

Após o título brasileiro, Sabrina espera agora descansar e voltar com todo foco para temporada de 2023, buscando evolução e novas conquistas: “As expectativas para 2023 são boas, pois finalizamos a temporada de 2022 com muita vontade de pular para a próxima. Agora erguendo a bandeira do brasil no peito, só tenho a agregar e a evoluir”.

Foto: divulgação

Além de Sabrina, a equipe Caloi / Henrique Avancini Team colheu outros grandes resultados em Conceição de Mato Dentro. Luiza Souza, que compete também no Sub-23, ficou com a terceira posição no Brasileiro de XCO. A mesma colocação do atleta Cainã Oliveira no masculino Sub-23.

“Estou feliz com meu resultado, finalizei em terceiro lugar na Sub-23 a poucos segundos da segunda colocada. Foi um ano de evolução, principalmente em aspectos técnicos, e espero seguir evoluindo para a temporada de 2023”, comentou Luiza.

“Foi um ano um pouco difícil de adaptação, por ser estar morando fora, e o primeiro ano em uma equipe profissional. Então foi muito bom finalizar o ano com o 3º lugar na Sub-23, fiquei feliz por repetir o resultado do ano passado”, falou Cainã.

E na categoria elite os atletas da Caloi / Henrique Avancini Team também deram show. O baiano Ulan Galinski ficou com a segunda colocação na prova do XCO, terminando atrás apenas de seu mentor, Henrique Avancini. Já Edson Rezende foi quinto colocado.

“Estou feliz em finalizar a temporada sendo vice-campeão Brasileiro elite na modalidade olímpica. Foi um ano bem desafiador pra mim, porém de muito crescimento e aprendizado, pois tive muitas lições importantes que me farão crescer em um futuro breve. Terminar a temporada com um resultado expressivo na corrida mais importante do ano em solo nacional é o fruto de todo trabalho e dedicação realizado. O momento agora é de voltar pra casa e descansar antes de começarmos a preparação para temporada 2023. Existe uma vontade muita grande dentro de mim de fazer de 2023 a temporada mais importante e expressiva da minha carreira até então. Irei cultivar esse sentimento até o momento de voltar a treinar e construir para ano que vem. Nos vemos em breve”, finalizou Ulan.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo