Henrique Avancini encara uma das mais difíceis subidas do Brasil em busca de recorde histórico

Avancini recorde
Crédito: Fábio Piva

Detentor das principais marcas do Brasil em provas de cross-country olímpico (XCO) e de maratona (XCM) em Copas do Mundo e Mundiais, Henrique Avancini encarou a subida do Parque Nacional do Itatiaia, considerada uma das mais difíceis do País pelos ciclistas, em busca do novo recorde do local. E o feito impressionante alcançado pelo atleta brasileiro, diminuindo com larga distância o tempo anterior, ganha as telas no terceiro episódio da série ‘Expedições com Henrique Avancini’, disponível gratuitamente em seu canal do Youtube.

Leia mais:

+ Garagem cheia de bikes? Veja como diminuir o rebanho

+ 4 destinos para surfar e pedalar no mesmo dia

“A expedição de ataque à subida do Parque Nacional do Itatiaia foi muito especial. E isso não se dá apenas pelo desafio de encarar o segmento de 35.8km, mais de 1.900m de desnível acumulado e 2.450m de altitude, mas pelo fato de ser um lugar fantástico, muito bonito, em que é possível avistar o Pico das Agulhas Negras. Esse foi um desafio muito marcante e eu fiquei extremamente feliz de poder demonstrar a grandiosidade dele para mais pessoas”, afirma o ciclista, manager da Equipe Caloi / Henrique Avancini Racing.

O episódio tem pouco mais de 10 minutos e mostra o trajeto do brasileiro, saindo de Engenheiro Passos e terminando na portaria do Parque Nacional de Itatiaia, ambos no Rio de Janeiro, porém, com vistas para Minas Gerais e São Paulo. De modo especial, Avancini conta com participação de Silas Romanha, guia turístico da região e criador do site Bike Tour Agulhas Negras.

“Eu acho que esse não é um destino tão reconhecido como deveria ser, então, o objetivo maior da expedição foi o de levar esse lugar, que é desafiador para qualquer nível de atleta, à lista de desejo dos bikers e ciclistas brasileiros. Todo apaixonado pelo ciclismo tem que vir conhecer esse lugar”, completa Henrique.

O projeto ‘Expedições com Henrique Avancini’ será composto por 12 desafios e desbravará diversos Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, entre outros. Em alguns, o público conhecerá ‘heróis locais’, ou seja, ciclistas que possuem feitos extraordinários, mas são pouco conhecidos do público em geral, enquanto, em outros, Avancini desafiará a si em contextos mais extremos.

O terceiro episódio da série ‘Expedições com Henrique Avancini’ contou com produção de BARBRA Creative Studio; direção e edição de Gabriel Moraes; produção de Mariana Gomes; fotografia de Fabio Piva; Motion Graphics organizado por Tuti Faganello; e agradecimentos para Parque Nacional do Itatiaia, Flavio Pereira, Silas Romanha, Paula Arantes, Victor Villaça e Renan Sanchez.