O brasileiro Henrique Avancini faturou nesta quinta-feira (26) o vice-campeonato mundial de mountain bike na categoria short track (XCC), em Val di Sole, Itália.
+ Brasil terá 13 representantes no Mundial de MTB em Val di Sole
+ 9 dicas para começar no MTB
+ Mountain bike em Israel: uma aventura no deserto
Pela primeira vez, a modalidade foi disputada como um título mundial. Henrique Avancini, que esteve nos Jogos de Tóquio 2020, largou bem e brigou pelas primeiras colocações da prova desde o início.
No fim, o ciclista brasileiro cruzou a linha de chegada com o tempo de 19 minutos e 32 segundos, apenas dois segundos atrás do norte-americano Christopher Blevins.
“Significa muito pra mim. Não tem sido uma temporada fácil por muitas razões. Voltar em um pódio do campeonato mundial é importante. Batalhei muito pela camisa de campeão. Coloquei muita energia para isso”, destaca Avancini em depoimento ao UOL.
A Itália é um palco especial na carreira de Avancini. Foi no país da bota que ele conquistou seu maior feito na carreira. Em 2018, o atleta venceu o campeonato mundial da categoria maratona (XCM). A prova disputada em Auronzo di Cadore teve percurso de 102km, com o piloto brasileiro terminando o percurso com o tempo de 5h08min31s.
Também foi na Itália que Avancini conquistou seu primeiro pódio em provas da Copa do Mundo. Em 2018, também em Val di Sole, o atleta brasileiro terminou na quarta colocação da prova de Cross Country (XCO), um resultado naquela época histórico para o ciclismo brasileiro no mountain bike.
O atleta Ulan Galinski foi outro brasileiro que se destacou na prova desta quinta-feira. O jovem ciclista baiano, de 22 anos, terminou a competição na 33ª colocação.
No sábado (28) ocorrerá o campeonato mundial na categoria Cross Country (XCO). Avancini estará na disputa pelo título, que terá transmissão mais uma vez da Red Bull TV.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram