Na agitação da vida moderna, muitas vezes estamos distantes da natureza. No entanto, há uma conexão ancestral entre o ser humano e o mundo natural que nunca deve ser subestimada.

E a melhor maneira de reavivar essa ligação é através dos esportes ao ar livre. Produzido pela Hdaniel Studio, o programa “Habitat em Ameaça” mostra como a ligação do esporte com a natureza pode ajudar a salvar paraísos naturais do Planeta.

Veja também
+ Como este escalador cego venceu um dos paredões de rocha mais icônicos dos EUA
+ Os microplásticos estão por toda parte – até mesmo nos testículos
+ Um guia para você se divertir nos parques nacionais brasileiros

Disponível no Canal OFF e no streaming da Globoplay, “Habitat em Ameaça” nos convida a explorar locais paradisíacos que, mesmo com toda a sua beleza, são cenários que enfrentam sérios desafios de conservação, tornando o programa um chamado urgente à ação para proteger esses tesouros naturais.

A série mostra em três episódios como ameaças como exploração predatória de recursos naturais e negligência ambiental ajudam a acabar com a natureza, que é a verdadeira protagonista da história. Essa discussão se estende também às redes sociais, onde o perfil “Projeto Habitat” reflete sobre o impacto de nossas ações no planeta e a importância de tomarmos medidas para preservá-lo para as futuras gerações.

“Mais do que um cenário, a natureza é a alma da série. Sua beleza estonteante, seus desafios e sua fragilidade nos convidam a uma profunda reflexão sobre nossa relação com o meio ambiente. Ao longo dessa jornada encontramos algumas pessoas que dedicam suas vidas a responder esse pedido de socorro da natureza. Como a advogada Paulín Heredia, que entrou com uma ação contra o governo do Chile para proteger a natureza dos lixões clandestinos de roupas que se encontram no deserto do Atacama”, diz Henrique Daniel, diretor de “Habitat em Ameaça”.

“A história da Paulín nos leva a questionar o status jurídico da natureza e a defender seus direitos como sujeito de direito. A série também explora a conexão profunda entre o ser humano e a natureza através dos esportes ao ar livre, conectando a essência da natureza e nos inspirando a proteger os lugares que amamos. Acredito que “Habitat em Ameaça” vai além de um programa de televisão. É um movimento que mostra que podemos fazer a diferença e construir um futuro mais verde e sustentável para o planeta”, completa Henrique.

Assista ao trailer abaixo:

 

O primeiro episódio, em Regência (Brasil), mostra a luta dos moradores, ativistas e atletas locais para lidar com as consequências ambientais e sociais do rompimento da barragem de San Marcona, no Espírito Santo.

O segundo, em Iquique (Chile), explora como o consumo excessivo transformou o deserto do Atacama em um lixão clandestino de roupas e como atletas e ativistas estão combatendo isso.

Já o terceiro, em Bears Ears (Estados Unidos), aborda como um local sagrado para tribos indígenas, repleto de sítios arqueológicos e ruínas ancestrais, enfrenta os impactos do turismo irresponsável e da vulnerabilidade das terras.

“Habitat em Ameaça” não se limita a mostrar a beleza e os desafios dos habitats em perigo, mas também em destacar como a prática de esporte ao ar livre ajuda a proteger a natureza. Seja caminhando, escalando, pedalando ou surfando, fazer uma atividade ao ar livre nos reconecta com nosso ambiente natural, desperta os sentidos, proporciona uma sensação de paz e tranquilidade e traz uma série de benefícios físicos e mentais.

Saiba mais aqui.