Em maio de 2023, o ultramaratonista brasileiro Pepe Fiamoncini tornou-se a pessoa mais rápida a atravessar o deserto Salar do Uyuni, na Bolívia.
Foram 170 km percorridos de maneira ininterrupta em 33 horas 4 minutos e 10 segundos, a 3.656 metros acima do nível do mar.
Veja também
+ Ele pedala todos os dias há 9 anos – e quer chegar nos 10.000 dias consecutivos de bike
+ Treinão para mulheres em Atibaia abre temporada do Rocky Mountain Games 2024
+ A maioria dos suplementos não funciona, mas essa nem é a pior parte
Agora, pouco mais de seis meses depois, o Livro dos Recordes finalmente homologou o feito do corredor brasileiro.
Assim, Pepe Fiamoncini tornou-se oficialmente a pessoa mais rápida da história a cruzar o Salar do Uyuni, o maior e mais alto deserto de sal do mundo.
“Um sonho realizado. Depois de três anos de planejamento finalmente posso bater no peito e dizer que todo esforço e dedicação valeram a pena”, declarou Pepe nas redes sociais.
Durante a travessia, Pepe encarou temperaturas extremas e mesmo com roupa para neve teve hipotermia. Ele foi acompanhado por uma equipe de apoio, com o suporte de um veículo 4×4 e uma bike que estiveram ao seu lado durante o trajeto.
Para comprovar o recorde mundial, Pepe foi monitorado por um sistema de GPS, o qual forneceu todas as informações necessárias para homologar o feito no Livro dos Recordes, e também teve o acompanhamento do videomaker João Gelo, da Trail TV.
Para acompanhar as aventuras do atleta, siga o perfil @pepefiamoncini no Instagram.