Imagens incríveis mostram um raro momento de dois golfinhos em Veneza. Os animais estavam nadando nas águas excepcionalmente calmas do famoso Grande Canal.
Na segunda-feira (21), dois golfinhos foram vistos nadando no canal de Veneza durante o bloqueio na Itália por causa da terceira onda de Covid-19 no país.
Moradores filmaram os golfinhos adultos e jovens caçando chocos ontem ao largo de Punta della Dogana, perto da Praça de São Marcos, na entrada do canal.
“É a primeira vez que vemos uma mãe e um filho na Praça de São Marcos”, disse Sandro Mazzariol, um especialista da Universidade de Pádua.
Leia Mais:
Imagens raras mostram golfinhos brincando entre centenas de peixes-boi
Viaje pelo mundo com essas câmeras de transmissão ao vivo
De acordo com Luca Bizzan, chefe do Museu de História Natural de Veneza, a aparição foi muito incomum. “Eles foram claramente encorajados a se aventurar tão longe na cidade pelas águas calmas de Veneza agora”, disse o especialista ao The Times.
Os dois golfinhos provavelmente foram atraídos para o canal devido à falta de turistas, navios de cruzeiro e barcos a motor normalmente encontrados na área. Pois águas atualmente estão muito mais calmas do que o normal devido à pandemia.
Two dolphins are spotted swimming in the water of a Venice canal as the lagoon city enters its second week of shutdown pic.twitter.com/tocHw8Ze3Z
— Reuters (@Reuters) March 22, 2021
Além disso, oficiais da Guarda Costeira passaram três horas “pastoreando” os animais de volta ao mar aberto depois que eles ficaram ‘desorientados’ por toda a comoção.
Autoridades disseram que o flagra foi “excepcional”, mas alertou os moradores para não incomodar os golfinhos se eles retornarem.
Um comunicado dizia: “Em caso de novos avistamentos no canal, pedimos a todos que tenham a maior cautela, não perturbem os cetáceos e informem a sua presença à guarda costeira.”
Caso ‘fake’ e 2020
A Itália foi o primeiro país do mundo a impor um bloqueio nacional contra o coronavírus no ano passado. Na época, os moradores de Veneza compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais mostrando o quão silenciosa sua cidade havia se tornado – relatando incontáveis avistamentos de vida selvagem.
Ao mesmo tempo, um vídeo viralizou ao mostrar um golfinho nadando perto da superfície no que parecia ser um canal veneziano. Entretanto, as imagens eram falsas. Descobriu-se que o registro tinha sido feito perto do porto de Cagliari, na ilha da Sardenha.