A gata de estimação do analista técnico Guilherme do Carmo Rodrigues, de 28 anos, o ‘alertou’ sobre uma cobra cascavel que estava próxima ao seu pé na terça-feira (1º). O morador de Bandeirantes (MS) não tinha visto que o réptil altamente venenoso de 1,20 metro estava escondido ao lado de uma planta em sua casa.
Guilherme mora com a família em uma propriedade rural da cidade e, segundo o UOL, ele estava na varanda da casa quando passou ao lado da cobra e não notou a presença do animal. Mila, a gata de estimação, estava com o rapaz e percebeu a presença do réptil.
“Ela parou ao lado do vaso, ficou toda arrepiada e logo correu na minha direção como se quisesse me dizer algo. Foi quando eu olhei para o vaso e vi a cobra chacoalhando o guizo”, disse Guilherme.
Leia mais
+ Vídeo: Idosa flagra cobra saindo da pia enquanto lavava a louça
+ O que fazer em caso de picada de cobra e como prevenir acidentes
+ Cobra cascavel de 1,5 m é capturada em casa com crianças em MS
“Apesar de ser novinha, a Mila sempre foi muito esperta e tem o espírito caçador. Ela adora perseguir borboletas e grilos. Quando ela encontra algum sapo escondido em casa ela fica parada ao lado, toda arrepiada, para nos mostrar. Ela é bem esperta e nos alerta de tudo”, contou o jovem ao UOL.
O aviso da gata foi um alívio, já que os pais de Guilherme também passaram pela varanda e poderiam ter sido picados pela cobra. A picada de cascavel é a que mais causa mortes no Brasil. O veneno dessa espécie tem crotoxina, uma proteína que inibe os movimentos musculares e pode fazer até com que a vítima não consiga respirar.
Segundo o G1, o pai de Guilherme capturou a cascavel com um pedaço de pau e a colocou dentro de um saco. Ele a soltou em uma mata de cerrado, distante da casa da família.