A cultura da bicicleta será representada no Congresso Nacional a partir desta quarta-feira (16), com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ciclista e da Economia da Bicicleta.
O evento será realizado às 10 horas no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e vai marcar uma nova fase da bicicleta frente à legislação brasileira.
A criação da Frente Parlamentar do Ciclista ganhou fôlego após uma mobilização da rede Aliança Bike e contou com a adesão de mais de 200 deputados federais e senadores.
Sua principal característica é a presença de parlamentares de todos os partidos políticos com representação no Congresso, uma pluralidade que vai assegurar um amplo debate sobre o uso de bicicletas e sobre o setor.
Com presidência do deputado Juninho do Pneu (União Brasil/RJ) e vice-presidência de Felipe Carreras (PSB/PE), a Frente Parlamentar do Ciclista deve trabalhar por políticas públicas para o desenvolvimento do setor de bicicletas de forma sustentável e inclusiva.
Mobilidade ativa, segurança no trânsito, ciclismo esportivo, incentivo a hábitos saudáveis e demais temas referentes à defesa do ciclista também estarão em pauta.
“Com o crescimento da utilização da bicicleta surge a necessidade de um olhar mais cuidadoso com os ciclistas. Precisamos estimular a ampliação da malha cicloviária, analisar projetos de lei que possam colaborar para um trânsito mais seguro, e fortalecer espaços de diálogo entre sociedade civil e o legislativo na busca de caminhos para o ciclismo no Brasil”, afirmou Juninho do Pneu.
Apesar da pluralidade partidária, a participação cidadã vai garantir uma representatividade mais completa. Por isso, ciclistas com alguma demanda podem procurar diretamente um membro da Frente Parlamentar, que também deve abrir um canal para a comunicação direta com a comunidade.