O governo da França aumentou o subsídio oferecido às pessoas que trocam seu carro por uma bike elétrica para até € 4.000 (aproximadamente R$ 20.400) por pessoa. O dinheiro faz parte do esforço do país de diminuir os transportes poluentes e focar em alternativas mais limpas. As informações são do jornal britânico The Times.
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Famílias de baixa renda moradoras de zonas urbanas de baixa emissão de poluentes são elegíveis para o subsídio total de € 4.000 para a compra de uma e-bike ou de bicicletas tradicionais não motorizadas, caso vendam seus carros. Cidadãos franceses de faixas de renda mais altas podem reivindicar subsídios menores.
O aumento do subsídio, que foi introduzido pela primeira vez no ano passado, foi feito depois que o governo francês determinou que precisava chegar mais perto da situação de vizinhos como Holanda, Alemanha e Dinamarca. A França pretende chegar no número de 9% do país usando bicicletas até 2024 – o percentual atual é de 3%. A líder Holanda conta com 27% da população se locomovendo de bike.
A política da França tem os moldes de um programa semelhante que fez sucesso na Lituânia, no qual os cidadãos se qualificam para um subsídio de até € 1.000 (quase R$ 5.100) para a compra de uma nova bike elétrica, scooter, ciclomotor, motocicleta ou até créditos de transporte público, após troca de seu veículo antigo.
Além do programa de subsídio, o governo de Emmanuel Macron também disse que investiria 250 milhões de euros para tornar a cidade de Paris totalmente pedalável. E a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, ganhou a reeleição no ano passado com a promessa de adicionar outros 130 km de ciclovias seguras nos próximos cinco anos.