O fotógrafo Bernhard Lang lançou o projeto visual Pareidolia – Mountain Faces, que une ilusão e arte para documentar paisagens conhecidas e também montanhas inexploradas que se assemelham a perfis de pessoas quando viradas em um ângulo de 90 graus. O resultado são fotos impressionantes de montanhas que se parecem com humanos.
Nas fotografias estão desde locais nomeados em referência a lendas regionais europeias, como “A Bruxa Adormecida” e “Mulher Grega Adormecida”, até outros sem classificação oficial, e apelidados pelo próprio Lang, como é o caso de “Golem”, que emoldura o pico mais alto da Passagem de Vršič na Eslovênia, revelando a curiosa feição que se assemelha a uma figura mágica.
Existe uma tradição de conectar paisagens e a pareidolia, que é a inclinação de um objeto com a intenção de encontrar significado abstrato, que não existe fisicamente ou á primeira vista.
Esse fenômeno psicológico é responsável por uma série de experiências humanas, desde o passatempo infantil de observar as nuvens até o teste de Rorschach: uma técnica de avaliação psicológica de imagens abstratas que se ganham significado pessoal e individual por da interpretação do espectador – ou método de auto expressão.
A coleção completa de imagens pode ser encontrada no site do fotógrafo, que moram em Munique, e é possível comprar impressões de edição limitada.