Fish and chips vegano: veja receita do peixe frito e acompanhamentos

Por Redação

fish and chips vegan
Imagem Shutterstock

Depois da chegada no mercado das carnes vegetais como o Futuro Burguer, que imitam com resultado bem satisfatório carne bovina na cor, textura e sabor (mas sem causar sofrimento animal), a próxima onda virá do mar. Ou melhor, terá a cara do mar mas sem causar impacto ambiental nem sofrimento a vida marinha que acabava nas redes. Receitas de peixe frito vegano como esse fish and chips vegan serão cada vez mais comuns.

Leia também

+ 5 receitas veganas para você aderir ao “Veganuary”

+ Estas são as melhores fontes de proteína vegana

Na edição 166 da Go Outside, a matéria “Adeus e obrigada, peixes de verdade” conta mais sobre os malefícios da indústria da pesca e as alternativas cada vez mais sofisticadas de produtos vegetais para substituir peixes e frutos do mar. Nos Estados Unidos e na Europa, opções que simulam atum, peixe branco, camarão, siri e vieiras são cada vez mais acessíveis. Aqui no Brasil, marcas como a Superbom, Vegabom e Vegaway Foods oferecem produtos vegetais no formato de filés ou iscas de peixe empanado – a Vegaway tem também até “vieiras vegan”.

Com esse fish and chips vegano, dá para matar a vontade de peixe frito sem peso na consciência. Vamos lá!

Fish and chips vegano

– 1 pacote de filé de peixe vegano congelado

– 1 pacote de ervilha

– Batatas grandes tipo Asterix (rosa)

– Óleo vegetal para fritar

– Maionese vegan para servir

A receita mais tradicional é acompanhada pelo purê de ervilha, o mushy peas, que deve começar a ser preparado no dia anterior. Deixe as ervilhas de molho com uma pitada de bicarbonato de sódio de véspera. Na hora de preparar, descarte a água de molho e cozinhe em água nova por meia hora, com sal e pimenta do reino a gosto e um generoso fio de azeite na versão vegana. Deixe cozinhar até ficar quase desmanchando. Se preferir, processe até virar um purê.

Corte as batatas em palitos grossos, e enxugue o excesso de água com papel toalha. Frite as batatas em óleo vegetal bem quente. Se quiser uma dose extra de crocância, passe a batata em amido de milho antes de fritar.

Por fim, frite os filés de peixe vegetal, que já vêm empanados, até ficarem dourados e crocantes. Você pode servir com maionese vegan normal ou temperá-la com salsinha picada. Monte o prato e sirva!