Filme de bike: veja a lista dos melhores clássicos

Por Redação

filme bike

Filme de bike: uma das coisas que ciclistas gostam de assistir, quando não estão treinando ou simplesmente pedalando por aí. Pode nos chamar de obcecados, mas a paixão pela bicicleta inspira ótimas histórias, seja na ficção ou na vida real.

+ Dia Mundial da Bicicleta: 5 motivos para começar a pedalar hoje
+ 5 destinos incríveis para viajar de bicicleta pelo mundo

Esta lista tem muitos clássicos imperdíveis, filmes de bike que podem ser achados nas principais plataformas de streaming, mas também outros que exigem um pouco de garimpo, mas que valem muito a pena. Outros estão disponíveis de graça no Youtube. Vamos aos filmes de bike!

As Grandes Aventuras de Pee-wee

O filme definitivo para bike nerds. A bicicleta de Pee-Wee, um adulto meio esquisitão, é roubada e ele sai pelo país para recuperá-la. No meio do caminho ele se depara com pessoas e situações bizarras. Motoqueiros, um caminhão fantasma, um cowboy, uma garçonete sonhodora e seu namorado invejoso. Até que ponto você faria para conseguir sua bike de volta? O filme é de 1985, dirigido por Tim Burton.

Quicksilver

Kevin Bacon interpreta um grande corretor da bolsa que perde tudo, arruma um emprego como mensageiro de bicicleta e aprende o que você já sabe: a vida é mais divertida em uma bicicleta. Isso faz sentido? Claro que não. É uma zona? Absolutamente. Mas observe as manobras de bicicleta, cenas de corrida e um jovem Larry Fishburne. Alto ouro dos anos 80. O filme é de 1986, dirigido por Thomas Michael Donnelly.

Stars and watercarriers

Stars and Watercarriers é menos sobre a história do Giro d’Italia de 1973 e mais sobre a maneira heróica – e absolutamente intimidante – como Eddy Merckx lida com uma corrida. A outra coisa que torna este filme excelente é a maneira como ele revela o heroísmo não celebrado dos carregadores de água e que levam as estrelas à glória. O filme de 1973, dirigido por Jørgen Leth, infelizmente não está disponível em português, mas está online, na íntegra:

Ladrões de bicicleta

Ninguém gosta de um ladrão de bicicletas. Situado na Roma pós-Segunda Guerra Mundial, O Ladrão de Bicicletas há muito é considerado um dos melhores filmes já feitos. O clássico de Vittorio de Sica de 1948 retrata a dureza do pós-guerra e as muitas camadas de significado por trás de uma bicicleta. O filme acompanha Antonio Ricci e seu filho Bruno, em busca da bicicleta roubada de Antonio, uma necessidade se ele quer manter o emprego e poder sustentar sua família. Também disponível no Youtube:

As bicicletas de Belleville

Quando Madame Souza percebe que seu jovem neto, Champion, está triste e solitário após a morte de seus pais, ela primeiro compra para ele um cachorrinho chamado Bruno. Mas ele logo fica melancólico de novo, então, percebendo o interesse de Champion pelas corridas de bicicleta, ela compra um triciclo para ele. Anos depois, ele entra no Tour de France com Souza como treinador. Mas durante a corrida ele é sequestrado pela máfia francesa. Então o que Souza faz? Ela e Bruno partem em uma jornada para salvar Champion, é claro, e eles encontram um elenco de personagens ao longo do caminho. Este filme sobre bike é obrigatório, mesmo que a animação não seja sua praia. De 2003, dirigido por Sylvain Chomet.

O maior espetáculo da Terra

De 1974, dirigido por Michael Pfleghar, pode ser visto quase como uma continuação de Stars and watercarriers. O tema é o Giro d’Italia de 1974, talvez o mais insano dos Grand Tours. Fique atento à participação especial do Papa. Filme na íntegra:

American Flyers

Escrito por Steve Tesich, que também escreveu Breaking Away, American Flyers segue os irmãos Marcus e David enquanto eles treinam e competem em uma corrida de bicicleta pelas Montanhas Rochosas chamada “The Hell of the West”. Aumentando as apostas, um dos irmãos pode em breve ser afetado pela mesma doença que matou seu pai de um aneurisma cerebral. O que o torna o filme imperdível para os entusiastas da bike é que inclui imagens reais do antigo Coors International Bicycle Classic e uma rápida participação de Eddy Merckx no início do estágio 1.

My Italian Secret: The Forgotten Heros

Este filme será um garimpo um pouco mais duro de achar, mas vale a pena. Durante a Segunda Guerra Mundial, a lenda do esporte Gino Bartali e muitos outros italianos realizaram ‘esquemas engenhosos para resgatar judeus, guerrilheiros e refugiados’ dos fascistas. Este filme conta a história de seu heroísmo. Se não conseguir achá-lo mas quiser saber mais sobre o assunto, o livro “O Leão da Toscana” conta a história de Bartali.

Pantani: a morte acidental de um ciclista

Este filme transcende o ciclismo. Repleto de tomadas lentas e panorâmicas das montanhas dominadas por Marco Pantani, este filme dá uma olhada de perto e pessoal na gloriosa ascensão de Il Pirata no mundo do ciclismo e sua descida violenta. Este filme também explora a prevalência do doping e a mão invisível dos interesses comerciais no esporte. Se você adora bicicletas, você precisa ver esse filme. Ele tem circulado em sites de streaming.

Rising from ashes

Andar de bicicleta é sofrimento, algo que os ruandeses conhecem muito bem. O documentário narra a história da equipe nacional de ciclismo de Ruanda: treinados pelo americano Jack Boyer, um grupo de sobreviventes do genocídio de 1994 se transforma no símbolo de esperança para seu país em competições internacionais. Narrado por Forrest Whittaker.

Ícaro

O recente Ícaro (2017) começou como um filme sobre drogas para melhorar o desempenho, e tornou-se um filme que ameaça a credibilidade de todos os esportes. Ao expor o vasto programa de doping na Rússia, ele te obriga a perguntar: quão difundida é a trapaça no esporte? Este filme estaria no topo da lista se fosse mais sobre bicicletas, mas ainda assim, se você ainda não viu isso, você pedala mesmo?

Um domingo no inferno

Se você gosta de gravel, este filme de bike é obrigatório. De 1976, dirigido por Jørgen Leth, Um Domingo no Inferno captura o Paris-Roubaix 1976 do ponto de vista dos organizadores, espectadores e participantes. O que o diferencia de outros documentários de corrida é que ele realmente revela a atmosfera e o espírito de uma corrida profissional. Seguindo os concorrentes Eddy Merckx, Roger De Vlaeminck, Freddy Maertens e Francesco Moser desde o início da corrida, passando por furos e quedas nas pistas lamacentas, escorregadias e pavimentadas até o final, este filme dá uma sensação realista de como as corridas joga fora. E quando terminam, esses ciclistas durões definitivamente parecem que passaram o dia no inferno. Na íntegra abaixo:

O escocês voador

Baseado na vida e carreira do ciclista amador escocês Graeme Obree, O Escocês Voador captura as tentativas de Obree de se tornar o ciclista mais rápido do mundo, apesar de suas dívidas, doença mental e o ressentimento que ele enfrenta por não ter nenhum financiamento real ou apoio. De 2006, dirigido por Douglas Mackinnon, o roteiro foi adaptado da autobiografia de Obree de mesmo nome, e Obree substitui Jonny Lee Miller em algumas das sequências de ciclismo.

Vive Le Tour

Este delicioso filme de 18 minutos nos leva de volta ao passado romântico do Le Tour, antes dos escândalos e da comercialização, quando se tratava apenas do amor por andar de bicicleta. Dirigido pelo gigante Louis Malle, é de 1962 e está na íntegra aqui:

Breaking Away

Obcecado pela cultura italiana da bicicleta e apaixonado por uma linda universitária, um jovem de Indiana se disfarça de estudante italiano de intercâmbio. Quando alguns verdadeiros ciclistas italianos vêm à cidade, Dave Stoller desiste e monta uma equipe de corrida americana. Uma história de envolvente, com um toque clássico de Davi contra Golias, tudo definido na bicicleta. Conhecemos mais do que alguns ciclistas que se apaixonaram pela bicicleta por causa deste filme. Um grande sucesso de bilheteria,  Breaking Away também ganhou vários prêmios, incluindo o Oscar de “Melhor Roteiro”.