Explosão de baterias de lítio causa evacuação de 1.000 casas nos EUA

Por Redação

Explosão de baterias de lítio causa evacuação de 1.000 casas nos EUA
Imagem: Reprodução/ABC 7 Chicago

Um incêndio causado por uma explosão de baterias de lítio em uma fábrica de papel no estado norte-americano de Illinois causou a evacuação de pelo menos 1.000 casas. Desde a explosão na terça-feira (29), nuvens de fumaça com vapores tóxicos são liberadas no ar da cidade de Morris.

Pelo segundo dia, cerca de 80.000 a 90.000 kg de baterias de lítio continuam a explodir no local, segundo informações do USA Today. Nenhum ferimento foi relatado até agora.

Leia mais

+ Incêndio químico em Illions leva evacuação de residentes locais

+ Tubarão salta do mar e ataca homem que voava de parapente; veja vídeo

“O maior perigo que temos é a fumaça e os gases do incêndio. Altamente venenosos e muito mortais”, disse Tracey Steffes, chefe do Distrito de Ambulância e Proteção contra Incêndios de Morris, à ABC 7 Chicago.

O incêndio começou antes das 11h45 de terça-feira no antigo edifício Federal Paper Board, onde estavam localizadas baterias que variam em tamanho de telefones celulares a baterias maiores do que baterias de automóveis.

“À medida que ficam molhadas, elas entram em curto e pegam fogo e explodem. Esse é o problema que estamos enfrentando”, disse Steffes ao canal de TV.

O incêndio causado pela explosão de baterias de lítio e a fumaça perigosa levaram a Agência de Gerenciamento de Emergências do Condado de Grundy a emitir uma ordem para evacuar cerca de 3.000 moradores das redondezas.

Alex Brachle disse à ABC 7 Chicago que estava em casa quando as autoridades bateram em sua porta e lhe disseram para sair. “Eu não sei como você armazena tantas baterias e ninguém sabe sobre isso”, disse ele.

A emissora de Chicago informou que autoridades disseram que a fábrica não tinha autorização para “nenhum tipo de negócio que envolve baterias” e que isso fará parte da investigação que será iniciada, mas que agora o foco é a segurança dos residentes.

A evacuação obrigatória está prevista para terminar nesta quarta-feira (30) às 21:00 (horário local), dependendo das condições. O incêndio também deve ficar sob controle na quarta-feira, segundo autoridades.

“Estaremos aqui por um longo tempo”, disse Steffes à emissora de Chicago.

Há duas semanas, um incêndio químico na fábrica da Chemtool Inc. em Rockton, também em Illinois, fez com que residentes fossem evacuados de suas casas. Os 70 funcionários da fábrica conseguiram sair com segurança.