Seja você um veterano do home office ou um novo adepto, as dores no corpo de ficar muitas horas na mesma posição vão acabar te pegando. Trabalhar de casa impõe o desafio de se concentrar e ser produtivo. Ao mesmo tempo, os intervalos devem ser bem aproveitados para relaxar, alongar e liberar a tensão do corpo. Este treino com exercícios de mobilidade articular para aliviar a dor no corpo é tudo que você precisa para encaixar na rotina: é rápido e fácil de fazer.
+ 7 hábitos saudáveis para começar bem o dia
+ Quer dar um gás na performance? Aprenda a respirar profundamente
Quem preparou os exercícios foi a escaladora e personal trainer especializada em exercícios funcionais Luciana Milare, da Casa de Pedra. Mesmo já treinando pesado escalada, exercícios funcionais e treinos com peso, ela não abre mão de trabalhar a mobilidade articular.
“Passamos a maior parte de nossos dias sentados na frente do computador, e muitas vezes em nosso momento de lazer também estamos sentados”, diz Luciana. “Isso tudo pode desencadear perda de movimento em nossas articulações.”
Por isso, os exercícios de mobilidade são importantes: eles têm o poder de melhorar ou restaurar a capacidade de utilizar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem, seja nas atividades do dia a dia, seja no esporte, com menos risco de lesão.
Exercícios de mobilidade articular: destravar o corpo
Mesmo que você não seja uma pessoa sedentária, inclua estes treinos na sua rotina. “Os exercícios de mobilidade articular, somados a exercícios de alongamento e flexibilidade, melhoram a postura, diminuem a tensão e os processos inflamatórios que algumas articulações sofrem quando ficamos muito tempo sentados na frente do computador”, explica Luciana.
Uma boa hora para fazer estes exercícios é antes do seu treino habitual. “É uma maneira de preparar o corpo para que alcance máxima eficiência e desempenho”, diz a personal trainer. Inclusive eles podem melhorar ainda mais sua performance em esportes específicos, como corrida, ciclismo ou escalada. “Uma boa mobilidade articular é essencial para poder realizar o gesto motor específico de algum esporte com máxima eficiência, sem gerar ou diminuindo compensações.”
Mobilidade articular: pré-treino
Esta rotina passa pelo corpo todo: punhos, braços, costas e lombar, membros inferiores. Se sentir dor, interrompa o movimento e não force seu corpo.
Ver essa foto no Instagram
Pausa no trabalho para destravar
Se você está dando duro no home office e termina os dias todo dolorido, Luciana adaptou uma rotina para fazer em intervalos no trabalho, sentado ou usando uma cadeira como apoio. Vale a mesma orientação: não force ao ponto de sentir dor e se estiver muito travado, faça os alongamentos por menos tempo, até conseguir cumpri-los de forma confortável.
Ver essa foto no Instagram
Vale lembrar que os exercícios de mobilidade articular e de alongamento não são exatamente a mesma coisa, mas nestes treinos, eles andam juntos, ao trabalhar não só as musculatura, mas também as articulações.