Novo estudo diz que o exercício físico é mais importante para sua saúde mental do que a sua conta bancária

Por Redação

Há quem diga que dinheiro traz felicidade. Mas a ciência mostra que o exercício físico é mais poderoso na saúde mental do que o status econômico. Um novo estudo, publicado no Lancet, descobriu que pessoas que são fisicamente ativas têm uma maior sensação de bem-estar do que aquelas que estão inativas. Até aí, não é tão novidade. Mas o estudo mostrou que indivíduos ativos se sentem tão bem quanto pessoas inativas que ganham US$ 25.000 (R$ 95.800) a mais por ano.

Pesquisadores das universidades de Oxford e Yale usaram dados coletados de mais de 1,2 milhão de norte-americanos. Eles foram perguntados: “Quantas vezes você se sentiu mal mentalmente nos últimos 30 dias, por exemplo, devido a estresse, depressão ou problemas emocionais?”

Além disso, os entrevistados falaram sobre hábitos de exercício e puderam escolher entre 75 atividades físicas. Os pesquisadores deram opções desde cortar a grama, fazer tarefas domésticas e cuidar de crianças, até correr, musculação e ciclismo. Os resultados foram: pessoas que se exercitam regularmente se sentem mal por uma média de 35 dias por ano, enquanto pessoas inativas se sentem mal por cerca de 53 dias.

+ Dicas simples para você ter energia antes, durante e depois dos exercícios
+ Como impulsionar a capacidade do cérebro com exercícios

“Indivíduos que se exercitaram tiveram 43% menos dias de problemas de saúde mental no último mês do que indivíduos que não se exercitaram. Para o resultados, também foram combinados várias características físicas e sociodemográficas. Todos os tipos de exercícios foram associados a uma menor carga de saúde mental”, afirma o estudo.

De acordo com o estudo, três a cinco sessões de exercícios físico, cada uma com duração entre 30 a 60 minutos, são ideais por semana.

Os cientistas também notaram que certos esportes que envolvem a socialização – como esportes coletivos – podem ter um efeito mais positivo na sua saúde mental do que outros.

Apesar do fato de que nem o ciclismo e nem a atividade aeróbica tecnicamente contam como esportes de equipe, essas atividades também podem ter um efeito positivo considerável na sua saúde mental.