A corrida pela cura do excesso de álcool

Por Justin Nyberg*

Sim e não. A ressaca não é bem compreendida, mas as duas principais causas parecem ser a desidratação e o excesso de acetaldeído – uma sobra tóxica após o fígado quebrar o álcool. Fluidos ricos em eletrólitos podem ajudar a compensar o primeiro problema, mas nenhuma quantidade de exercício pode acelerar a limpeza com enzima do corpo depois de uma bebedeira

Tradução: você não pode “suar” e simplesmente eliminar o álcool e curar a ressaca.

Mas algum cardio leve pode fazer você se sentir melhor. Segundo Pete McCall, fisiologista do exercício do Conselho Americano de Exercício, isso pode ser devido ao aumento da dopamina, que alivia a dor e a adrenalina. Outros sugerem o simples aumento emocional de estar ativo. “É parte do meu protocolo de recuperação pessoal”, diz Walter DeNino, treinador de triatlo e presidente da Trismarter.com. “Se um atleta se sente aliviado desta maneiro, tudo bem.” (Mas fique longe da sua bicicleta: a coordenação pode ser afetada por horas depois de você ficar sóbrio.)

Estudo de caso 1

Editor da Outside USA Chris Keyes

  • Cenário: A manhã depois de “aproximadamente” cinco G&T’s no casamento do editor executivo Michael Roberts em Connecticut
  • Solução: uma corrida de 8 km
  • Resultado: “A parte mais difícil foi colocar meus tênis de corrida, mas três horas depois, eu me sentia bem para uma visita aos meus sogros”.

Estudo de caso 2

Editor executivo sênior Michael Roberts

  • Cenário:  A manhã depois de “vinho tinto e muita tequila” em um casamento no Novo México
  • Solução:  Uma corrida de 8 km, seguindo a sugestão de Keyes
  • Resultado: “Ouch! Eu odeio Chris. Eu me senti ainda pior.”

O resultado na ressaca

Por que uma corrida ajudou Keyes e não Roberts? Muito provavelmente porque Keyes estava melhor hidratado. Ele também evitou bebidas mais escuras, como uísque, conhaque, tequila e vinho tinto, que possuem níveis mais altos de congêneres, subprodutos da fermentação que podem aumentar as ressacas. 

*Texto publicado originalmente na Outside USA.