Eis o que você precisa saber.
A causa mais comum é trauma repetitivo, que pode ocorrer com corrida ou com uso de algum sapato mal ajustado. Derrubar um objeto pesado (como um halter) no seu pé também pode causar a condição. Mas outros problemas também podem ser os culpados.
+ O que você precisa saber sobre o tamanho do tênis
+ Dicas de especialistas para prevenir e tratar bolhas nos pés
Infecções fungais (como pé de atleta) podem se espalhar para as unhas, deixando-as com tons de amarelo, azul, verde, marrom, roxo e preto. Essa variedade de cores é única de fungos.
Se você acha que pode ter uma infecção fúngica, procure um médico, ele pode tirar uma amostra da unha para análise, para que você tenha um diagnóstico. Os tratamentos dependem da severidade da infecção. Casos leves pedem medicamentos tópicos e os mais agressivos necessitam medicação oral ou até tratamento com laser.
Melanoma subungual, a forma mais severa de câncer de pele, também pode crescer embaixo da sua unha e causar a hiperpigmentação.
Um sinal do câncer é uma coloração que vai até a cutícula. Se você não teve nenhum trauma e suas unhas estão começando a mudar de cor vagarosamente, indo até a cutícula, você deve procurar um médico.
Ocasionalmente, a mudança leve na coloração pode ser apenas uma questão de tom de pele. Assim como qualquer pele no seu corpo, a pigmentação pode mudar com o tempo. Geralmente, isso é simétrico e ocorre em vários dedos.
Como evitar unha preta por trauma
Elas são mais comuns em corredores de longas maratonas. Ainda assim, nunca é cedo para começar a prevenir.
Para isso, mantenha as suas unhas curtas, cortando-as regularmente e certifique-se de deixar a distância de cerca de 2cm da ponta do seu dedo mais longo até o fim do tênis. Também procure sapatos com a parte da frente larga o bastante para que os lados do seu pé fiquem confortáveis.
Usar um número acima do seu ou meias mais finas ajudam a aliviar a pressão nas unhas para que elas não fiquem pretas com o trauma.
Como tratar unha preta
Em casos leves, nenhum tratamento é necessário. A unha vai simplesmente crescer e você pode cortar. Mas, em alguns casos, o hematoma pode causar dor (quanto mais sangue embaixo das unhas, mais dor).
Nesse caso, vá ao médico. Ele pode fazer alguns furos na unha para aliviar a pressão, drenando o sangue. E não tente fazer isso em casa, pois isso pode levar a infecções.
Pode ser tentador esconder a coloração com esmalte, mas evite. O esmalte impede que a unha “respire”, fazendo com que você possa até mesmo perdê-la.
Como tratar unha que caiu
Primeiro, passe uma pomada antibiótica e faça um curativo. Repita os cuidados todo dia após o banho para evitar infecções. Normalmente, quando a unha cai, a pele embaixo dela já está menos sensível e sem dor.
Às vezes, já tem até mesmo uma unha crescendo por baixo dela. Desde que não doa muito, está liberado correr. A nova unha deve crescer por completo em seis a oito semanas.