Euromonitor lista as melhores cidades do mundo para viajantes

Por redação

melhores cidades para viajantes em 2021
Um dos atrativos turísticos mais conhecidos do mundo, a Torre Eiffel - Foto: shutterstock

A empresa de pesquisa de mercado Euromonitor lançou um novo ranking com as melhores cidades para viajantes em 2021. Para avaliar o sucesso de uma cidade turística, o estudo levou em conta, além do número de visitantes, outras variáveis.

+ Dicas que valem para todo tipo de viajante

+ Nômades digitais: justiça regulamenta visto temporário no Brasil

+ Guia Hardcore: fazendo a primeira surf trip solo

Infraestrutura turística, política e atratividade do turismo, saúde e segurança, sustentabilidade, desempenho econômico e empresarial e desempenho do turismo foram os seis pontos em consideração.

Conhecida pela sua lista anual dos 100 principais destinos do mundo, a Euromonitor classificava os lugares apenas pelo número de chegadas internacionais. Agora, isso foi substituído pelo novo índice, o Top 100 City Destinations, que também compara a atratividade de 100 cidades em todo o mundo a partir dos seis pilares de desempenho. Os dados são baseados no relatório mais recente, feito em 2021.

Antes da pandemia, em 2019, o topo da lista era dominado por destinos asiáticos – com Hong Kong e Bangkok – mas em 2021 a Europa definiu 8 cidades no top 10, com Paris em primeiro lugar, Dubai e Amsterdã, em segundo e terceiro, respectivamente.

Isso porque, no ano passado, as cidades começaram a se recuperar após a crise global e algumas se abriram mais rapidamente para o mundo do que outras. Dessa forma, acredita-se que a lista do próximo ano deve ser diferente novamente, graças ao cenário veloz da recuperação da Covid.

Paris líder do atual ranking

Paris foi eleita a cidade mais atraente do mundo para 2021. Globalmente, ficou em primeiro lugar no pilar “desempenho turístico” e levou a segunda colocação em “política e infraestrutura turística”.

Segundo o Euromonitor, a cidade se beneficiou do retorno de turistas americanos e asiáticos, embora ainda não tenha recebido a volta em massa dos visitantes do Reino Unido – anteriormente um grande mercado. No entanto, agora, o Reino Unido foi adicionado à “lista verde” da França, no dia 31 de março de 2022 e o cenário deve mudar novamente.

A classificação da cidade foi baixa em saúde e segurança, o que o relatório mostra, “apesar do aumento dos esforços para aumentar as taxas de vacinação em uma população que hesita em vacinar”.

Apesar da França ser um um dos países europeus mais afetados em termos de Covid, com cerca de 27 milhões de casos no total, início deste mês, a cidade levou o topo da lista.

Confira o ranking completo da Euromonitor com as 10 melhores cidades do mundo para viajantes:

  1. Paris
  2. Dubai
  3. Amsterdã
  4. Madri
  5. Roma
  6. Berlim
  7. Nova Iorque
  8. Londres
  9. Munique
  10. Barcelona

-Publicidade-