Etapa de Ouro Branco de Estrada Real começa a detalhar pista das provas

Etapa de Ouro Branco de 2022 - Foto: Alemão Silva/Divulgação

A duas semanas para a etapa de 2023 de Ouro Branco (MG) da Internacional Chaoyang Estrada Real de ciclismo, as pistas já estão sendo construídas, com novidades e surpresas em relação ao ano passado. A cidade do interior mineiro receberá as tradicionais corridas de XCO, XCC e XCM, de 19 a 21 de maio. A competição é organizada pela Avelar Sports, referência em mountain bike.

Leia mais:

+ Banido do ciclismo, Lance Armstrong retorna aos holofotes em novo reality show

+ FIT-UFC e Joga Junto são os novos parceiros do Rocky Mountain Games

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Esta é a segunda etapa etapa da da Internacional Chaoyang Estrada Real de 2023. A primeira foi em março,  em Itabirito (MG). Já a terceira, em julho, acontecerá em Arcos, também no interior do estado, conhecido por ser um paraíso dos amantes do esporte. A expectativa é que o torneio reúna cerca de 2.500 ciclistas.

Todas as etapas valem pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, o que reúne a nata do mountain bike nacional e sul-americano. As largadas e chegadas do final de semana acontecem na Praça de Eventos de Ouro Branco, sendo XCO e XCC as principais.

“Para a etapa de Ouro Branco, teremos duas provas com ranking mundial: a de short track na sexta, e a de cross country olímpico no sábado. Ambas, com circuitos desenvolvidos pelo time de pista da Avelar Sports, coordenado pelo Rodrigo Gatti, trail builder responsável por todas as obras da organização.”, revela Mariana Gomes, gerente geral da Avelar Sports.

A prova de XCC, o short track, terá 20 minutos e mais uma volta de 1 km. A pista é similar a do ano passado, com uma nova alça e uma nova rampa, o que deixa o circuito ainda mais desafiador. Estima-se que os atletas de elite façam uma volta completa em dois minutos e tornando a prova exatamente como deve ser: explosiva, rápida e exigindo força nas pernas.

XCO, novidade 

Em 2023, haverá a prova de XCO, o  cross country olímpico. No ano passado, não houve, por conta da estrutura do local. A pista terá em torno de 4km e o número de voltas ainda será definido.

O terreno não tem muitos obstáculos naturais e os atletas poderão encontrar diferentes tipos de pulos, drops e mesas e subidas no percurso. Um trecho da pista de XCO será a pista do short track. Portanto, os atletas que participarem de ambas as provas poderão já ter domínio de boa parte da prova de XCO.

“Construir uma pista do zero e tendo a liberdade de criar obstáculos é muito interessante, por mais que os elementos naturais sempre proporcionem boas disputas a gente sabe o nível de dificuldade que o pessoal vai se divertir e ao mesmo tempo se desafiar em uma pista que pode conter todos os tipos de elementos pela frente. Será bem divertido assistir uma prova com uma pista feita exatamente para essa etapa e disputa.”, comenta Rodrigo Gatti responsável pelas construções de pista da Avelar Sports

– O regulamento da prova ja esta disponível aqui

Confira a construção da pista:

19, 20 e 21 de MAIO – Ouro Branco/MG

DIA 19 DE MAIO:  SEXTA-FEIRA –XCC UCI
DIA 20 DE MAIO:  SÁBADO –XCO CLASSE 1
DIA 21 DE MAIO:  DOMINGO – XCM e CORRIDA KIDS

A Estrada Real  

Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo