Vice-campeão do Tour de France em 2021, Jonas Vingegaard será sempre um personagem humilde e gentil por um motivo.
O dinamarquês de 25 anos é uma das estrelas da equipe Jumbo-Visma e pode estar prestes a vencer o Tour, mas nunca esquece suas raízes.
Leia mais
+ ESPN renova direitos de transmissão do Tour de France até 2027
+ Com final emocionante, Groenewegen vence terceira etapa do Tour de France
+ Tour de France: Ciclista americano leva punição por pedalar fora da pista
Um vídeo da televisão dinamarquesa DR, de 2017, retrata um jovem e promissor ciclista, então desconhecido, enquanto tentava ingressar no mercado de trabalho.
Para ajudar a cobrir as despesas como atleta, Vingegaard conseguiu um emprego de meio período em uma fábrica local de embalagem de peixes, enquanto usava o resto do dia para treinar.
“Eu sei como é trabalhar duro, então isso me ajuda na bicicleta”, disse Vingegaard ao site VeloNews em uma entrevista em 2021. “Eu trabalhava meio período na fábrica e depois treinava o resto do tempo. Também tirava uma folga para competir nas provas.”
Vingegaard esteve na equipe Coloquick-CULT, primeiro como estagiário em 2016 e depois como membro principal em 2017 e 2018.
Os turnos de trabalho na fábrica de embalagem de peixe o ajudaram a pagar as contas enquanto ele perseguia seus sonhos no Tour de France.
Ver essa foto no Instagram
O vídeo captura Vingegaard cortando e empacotando peixes com gelo em recipientes e depois muda para um centro de treinamento na Espanha.
Vingegaard fez turnos em uma instalação de embalagem de peixe em Hanstholm, distrito de Thy, no noroeste da Dinamarca, de frente para a costa exposta e aberta do Mar do Norte. A costa era uma área de preparação para os vikings em seus ataques à França e à Inglaterra nos séculos IX e X.
Vingegaard ingressou na Jumbo-Visma em 2019 e conquistou sua primeira vitória no WorldTour no Tour de Pologne daquele ano. Em 2021, ele disparou para o topo da tabela de classificação do Tour, terminando em segundo lugar, atrás de Tadej Pogacar, para emergir como a melhor esperança da Dinamarca em uma geração.
Com um contrato até a temporada de 2024 com a Jumbo-Visma no bolso, ele não precisará mais se preocupar em trabalhar em uma fábrica de embalagem de peixes por enquanto.