Este truque deixa a máscara cirúrgica 20% mais eficiente

Por Redação

máscara mais eficiente
Imagem Shutterstock

Se você não é um maluco negacionista, sabe que deve usar máscara. E que mesmo fazendo atividades físicas como pedalar ou correr ao ar livre, precisa ter uma no bolso para quando encontrar com outras pessoas. E se você nesse ano de pandemia pôde voltar a treinar na academia, certamente usou máscara. E vamos precisar usá-las por um bom tempo ainda. Então, que tal um truque que deixa a máscara 20% mais eficiente?

Um estudo recente publicado no JAMA Internal Medicine descobriu que modificar ligeiramente uma máscara com um nó no elástico bem perto da máscara, deixando ela mais justa no rosto, pode ajudá-la a se tornar até 20% mais eficaz. Quanto melhor for o ajuste, melhor será a filtragem do ar.

Leia também

+ Máscara atrapalha a performance? Pesquisas sugerem que não

+ Máscara para esporte: veja 4 melhores modelos

O Hospital universitário em Chapel Hill, Carolina do Norte postou um vídeo em seu canal no YouTube com Emily Sickbert-Bennett, Ph.D., diretora de Prevenção de Infecções, mostrando este truque simples que pode ajudar a fazer com que as máscaras de orelha se ajustem mais firmemente. Ela foi uma das autoras do estudo recente sobre a eficácia da máscara. Veja abaixo como fazer:

Essa técnica melhora o ajuste da máscara cirúrgica e por isso deixa ela mais eficiente. Conforme mostrado acima, simplesmente dê um nó nas alças da máscara onde elas se unem à borda da máscara e, em seguida, dobre e prenda o material desnecessário sob as bordas.

Lembre-se de, quando for treinar, de procurar horários e lugares mais vazios. Tente ficar a pelo menos 2 metros de outras pessoas para reduzir o risco de espalhar ou pegar o vírus. Você também deve usar uma máscara ou carregar uma máscara com você, caso haja uma situação em que você se encontre com outras pessoas e seja incapaz de manter o distanciamento social.