Pelo quarto ano consecutivo, a Finlândia foi classificada como o país mais feliz do mundo, de acordo com o Relatório World Happiness deste ano.
Ao contrário dos anos anteriores, o índice de felicidade incluiu pesquisas sobre como os países lidaram com a pandemia do coronavírus, que abala o mundo há mais de um ano.
A pesquisa deste ano examinou os efeitos da crise na estrutura e na qualidade de vida das pessoas, bem como analisou como os governos lidaram com ela.
Leia Mais:
Passaporte Covid: como a Dinamarca e outros países pretendem retomar o turismo
13 lições que aprendi em um curso sobre felicidade
Atrás da Finlândia no índice de felicidade estão Islândia, Dinamarca, Suíça e Holanda. Todos os países nórdicos foram classificados entre os 10 primeiros da lista.
Para os pesquisadores não foi nenhuma surpresa que a Finlândia tenha mantido a posição de país mais feliz do mundo, pois o país nórdico sempre teve uma classificação elevada quando se trata de confiança mútua.
O Brasil ocupou o 41º lugar na lista, à frente de países como China (52º), Portugal (53º) e Colômbia (54º).
O país do sul da África, Zimbábue, foi listado no final do ranking de felicidade. Outros 20 países localizados no continente africano estão entre as últimas posições, muitos dos quais enfrentam situações difíceis, de fome à guerra civil.
A pesquisa anual independente é organizada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O relatório é baseado principalmente nos níveis de PIB, expectativa de vida, generosidade, apoio social, liberdade e renda de corrupção
Efeitos do Covid-19
O relatório de felicidade está em seu nono ano de publicação, mas este ano também analisou como os países e seus habitantes lidaram com a pandemia do coronavírus.
A pesquisa perguntou como as vidas e os sentimentos das pessoas podem ter mudado durante 2020 em comparação com os anos anteriores.
As causas dos sentimentos negativos incluíram economias enfraquecidas, preocupações com a saúde do entrevistado ou de um parente, bem como perdas de empregos e dificuldade de encontrar emprego.
Enquanto isso, os entrevistados disseram que sentimentos positivos durante o ano da pandemia foram estimulados pelo voluntariado, exercícios, cuidar de um animal de estimação ou um sentimento de gratidão geral.
Embora organizado pela ONU, o Relatório da Felicidade Mundial foi compilado “por um grupo de especialistas independentes agindo em suas capacidades pessoais. Quaisquer opiniões expressas no relatório não refletem necessariamente as opiniões de qualquer organização, agência ou programa das Nações Unidas, “afirma o site do relatório.
Veja o Top 20 de países mais felizes do mundo:
- Finlândia
- Islândia
- Dinamarca
- Suíça
- Holanda
- Suécia
- Alemanha
- Noruega
- Nova Zelândia
- Áustria
- Israel
- Austrália
- Irlanda
- Estados Unidos
- Canadá
- República Tcheca
- Bélgica
- Reino Unido
- China
- França