O canadense Bert terHart partiu de Victoria, BC, Canadá, em seu veleiro em 27 de outubro de 2019 com o objetivo de circunavegar sozinho o globo sem parar e sem o auxílio de dispositivos de navegação eletrônicos. Ele espera se tornar o primeiro navegante norte-americano a concluir esse tipo de jornada usando apenas sextante, almanaque, caneta, papel e diário de bordo para navegação. Coincidentemente, Bert já se tornou, literalmente, a pessoa mais segura do planeta, viajando pelo mar muito antes do início da pandemia do COVID-19.

Em 1º de abril, Bert estava se aproximando da Austrália, dois terços do caminho em sua jornada. Nos últimos cinco meses a bordo do Seaburban, o canadense enfrentou tempestades, reparos de emergência, temperaturas extremas e alimentos mofados. O planejamento da jornada era de seis meses, mas os atrasos prolongaram a jornada para oito meses.

+ Os lugares mais estranhos em que as pessoas foram colocadas em quarentena
+ Brasil confirma primeiro caso COVID-19 entre povos indígenas

De acordo com o site Good News Network, durante sua viagem, o canadense irá catalogar informações sobre as mudanças climáticas, que passará para as empresas de pesquisa científica oceanográfica – mantendo o mais rigoroso “distanciamento social” de qualquer pessoa na Terra.

Para ter sucesso como o primeiro norte-americano a atingir esse objetivo, não há como parar para desembarcar em qualquer porto. Serão todos os meses do desafio com a comida, água e suprimentos que foram levados a bordo. Incluindo, sim, papel higiênico.

O objetivo de Bert não é tanto o primeiro a concluir uma jornada desse tipo, que terminará em São Francisco, mas inspirar os jovens a se apossarem de seus sonhos mais loucos e transformá-los em realidade.

“O auto-isolamento é uma oportunidade de aprender mais sobre si mesmo. É raro termos tempo para realmente examinar o que queremos nos tornar e esperamos deixar para trás como legado”, disse Bert à GNN.

Você pode acompanhar o progresso de Bert e os padrões de vento e muito mais aqui. E também relatos da viagem no blog do navegante.

-Publicidade-