Estados Unidos lideram patinação artística nas Olimpíadas de Inverno

Estados Unidos lideram patinação artística nas Olimpíadas de Inverno
Americano Nathan Chen lidera Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 (Foto: Anne-Christine POUJOULAT / AFP)

Nesta sexta-feira, Nathan Chen foi o protagonista do primeiro dia de patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. O americano tricampeão mundial fez sua melhor apresentação no individual masculino (111.71 pontos) e liderou os Estados Unidos no evento por equipes.

+ Em abertura com luzes e muita tecnologia, Pequim abre Jogos de Inverno

+ Surf, skate e escalada são oficializados nas Olimpíadas de Los Angeles 2028

+ Guia Hardcore: escolhendo a prancha de surf ideal

Nos últimos Jogos de Inverno (PyeongChang 2018), Nathan Chen não teve uma atuação tão brilhante. O atleta ficou em 17º colocado no programa curto e, mesmo com uma boa apresentação no programa longo, ficou fora do pódio. O americano saiu com a medalha de bronze no evento por equipes.

– Como vimos desde 2018, mesmo que alguém não apresente o seu melhor, temos uma equipe incrivelmente forte para segurar a onda. Certamente é o caso desta vez. Estou feliz de ter feito a minha parte e de ter patinado o melhor que podia – declarou Nathan Chen.

Os Estados Unidos também lideraram a prova de dança no gelo (dança rítmica). Madison Hubbell e Zachary Donohue pontuaram 86.56 e ficaram acima dos favoritos Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov, que pertencem ao Comitê Olímpico Russo.

Enquanto na modalidade de programa curto de pares, foi a vez dos chineses liderarem. Sui Wenjing e Han Cong fizeram uma pontuação de 82.83 e superaram, os também favoritos do Comitê Olímpico Russo, Anastasia Mishina e Aleksandr Galliamov.

Com as modalidades disputadas até aqui (individual masculino, dança no gelo e patinação de duplas), o ranking do primeiro dia da patinação artística ficou:

1º – Estados Unidos: 28 pontos
2º – Comitê Olímpico Russo: 26 pontos
3º – China: 21 pontos
4º – Japão: 20 pontos
5º – Itália: 18 pontos

Os Estados Unidos lideram a competição por equipes da patinação artística ao final do primeiro dia, com 28 pontos. Porém, o Comitê Olímpico Russo pode reagir, já que as apresentações do individual feminino ainda serão disputadas e suas atletas são consideradas as favoritas.