Esquiadores x snowboarders: a guerra fria de 1985

Por Redação

Esquiadores x Snowboarders
"Nós os queremos fora daqui". Foto: Reprodução / YouTube.

Dois dos esportes de neve mais praticados da atualidade, o esqui e o snowboard fazem parte dos Jogos Olímpicos de Inverno e convivem em perfeita harmonia na maioria das montanhas mundo afora.

+ Pequim 2022 alivia restrições contra Covid-19 para Jogos de Inverno
+ Cachorro salva alpinista ferido mantendo-o aquecido por 13 horas na neve
+ O que aprendi subindo a mesma montanha todo mês por 15 anos

Mas nem tudo sempre foram flores neste relacionamento. Na década de 1980, a rápida popularização do snowboard começou a incomodar os praticantes de esqui em alguns dos resorts mais tradicionais dos EUA e Canadá.

Com um visual bem mais despojado – muitos deles também eram surfistas e skatistas – os snowboarders e suas pranchas trouxeram uma nova forma de encarar as ladeiras, o que não agradou a todos.

O vídeo abaixo é uma reportagem de 1985 gravada pela emissora canadense CBC (Canadian Broadcasting Corporation), um exemplo de como os novos surfistas da neve não eram bem-vindos naquela pista de esqui.

Essas crianças malditas”, relata um esquiador. “Eles não têm freios, são como mísseis”, afirma outro. “Eles não veem o nosso ponto, eles só veem o ponto deles”, atesta o operador inconformado.

Impedidos de usar o teleférico, os snowboarders também tinham que subir a montanha a pé, na raça, e encontrar uma trilha segura. “Quando você junta esquiadores e snowboarders em uma descida, você está procurando problemas”, diz outro esquiador.

Na reportagem, os snowboarders tiveram a chance de se defender e mostraram que seus equipamentos da época também possuíam certa segurança. “Acho que eles deviam experimentar”, disse um dos snowboarders entrevistados.

Enquanto o snowboard surgiu na década de 1960 na Califórnia e teve o seu primeiro Campeonato Mundial organizado apenas em 1983, o esqui é uma tradição milenar que era usado como meio de transporte na Escandinávia. Já a modalidade esqui, como conhecemos hoje, teve as suas primeiras competições na década de 1840.

Esquiadores x Snowboarders: veja o vídeo

 

 

-Publicidade-