A 15ª etapa do Tour de France foi abalada por um grande acidente neste domingo (16). Um piloto da equipe Jumbo-Visma, que estava do lado direito do pelotão em alta velocidade, colidiu com um espectador que colocou o braço segurando um celular na direção dos ciclistas na pista. O trecho da estrada era estreito e estava lotado de multidões.
+ Tour de France 2023: saiba onde assistir ao vivo
+ Etapa 14 do Tour de France é interrompida após grande engavetamento
+ 5 vezes que fãs (e cães) causaram acidentes que mudaram o Tour de France
Sepp Kuss, Egan Bernal, Biniam Girmay e Nathan van Hooydonck estavam entre os cerca de 20 pilotos que caíram no asfalto com 60 km de prova na etapa decisiva do ranking geral nos Alpes.
Os oficiais da equipe disseram à Velo, da Outside USA, que acreditam que o ciclista que entrou em contato com o membro da multidão era Kuss, embora não pudessem confirmar. O atleta norte-americano foi visto mais tarde com gaze enrolada no cotovelo e um joelho esfolado.
A queda inicial percorreu o pelotão e dezenas caíram com força. Assista um vídeo do momento:
Maxi crash at the Tour de France caused by a roadside person who was filming with his phone.
Crash seen in slow motion. #TDF2023 pic.twitter.com/qAbxycQSBf
— Procyclinglover (@procyclinglover) July 16, 2023
Tadej Pogačar parecia estar imediatamente atrás do acidente, embora de alguma forma tenha saído ileso enquanto outros tombaram ao seu redor.
Os pilotos pediram uma neutralização auto-imposta e todos os pilotos eventualmente montaram novamente em suas bikes.
No entanto, vários pareciam ter sofrido novos ferimentos, principalmente o apoiador de Jonas Vingegaard, Van Hooydonck.
O comentarista do Eurosport e ex-profissional Jens Voigt está passando o etapa em uma motocicleta da mídia e disse durante a cobertura da TV que falou com o diretor da Jumbo-Visma Frans Maassen. De acordo com Voigt, Maassen disse “Van Hooydonck e Kuss estavam no acidente. Kuss está bem, Van Hooydonck se machucou.
Resta saber se a queda afetaria a carga de trabalho normalmente estelar de Kuss para a sua equipe.
Relembre outro acidente no Tour de France
O incidente trouxe ecos do infame acidente do Tour de France 2021, quando Tony Martin da Jumbo-Visma colidiu com uma fã segurando um pôster, provocando uma das mais horríveis colisões em massa em alta velocidade na história recente do Tour.
O principal chefe da Jumbo-Visma, Richard Plugge, foi rápido em usar a mídia social para condenar os membros da multidão que colocam em risco a segurança dos pilotos.
“Meu Deus. Aqui está muito claro o que está acontecendo”, escreveu Plugge. “O que diabos você está fazendo aí?! Você acabou de derrubar alguns pilotos da bicicleta. Fique em casa se você não respeitar os pilotos.”
O acidente marca a segunda vez em dois dias que o pelotão do Tour foi atingido por engavetamentos.
A etapa 14 no sábado foi neutralizada por quase 30 minutos, quando os pilotos deslizaram para o chão em uma curva descendente úmida, com um punhado de ciclistas abandonando posteriormente.