Autoridades da Espanha proibiram nesta quarta-feira (25) o uso de fertilizantes de nitrogênio inorgânico a menos de 1,5 km da lagoa do Mar Menor. A medida foi tomada depois que cinco toneladas de peixes mortos surgiram nas margens do local, que é uma das maiores lagoas de água salgada da Europa.
+ Criança de 7 anos é ferida com agrotóxicos lançados de avião no Maranhão
+ Como produzir comida sustentável a um preço que as pessoas possam pagar?
O governo local fechou oito praias da lagoa após um grande número de peixes pequenos e camarões mortos começarem a aparecer pela região na semana passada, segundo informações do Guardian. Os moradores reclamaram que as águas da lagoa, antes popular entre os turistas, estavam turvas, verdes e com odor forte.
Ecologistas alertam há anos que o ambiente da lagoa do Mar Menor está sendo prejudicado por décadas de enxurradas carregadas de nitrato, principalmente da agricultura, que desencadeiam a proliferação de algas que esgotam o oxigênio da água.
A lagoa fica próxima ao Campo de Cartagena, uma extensa área de agricultura intensiva que aumentou dez vezes em quatro décadas e tem hoje 60.000 hectares.
Além disso, a lagoa sofre com os efeitos de sistemas de esgoto precários de cidades próximas, que cresceram nas últimas décadas com o aumento do turismo e das descargas decorrentes de atividades de mineração.
Em 2016, a proliferação de algas tornou as águas da lagoa do Mar Menor verdes e matou 85% da vegetação marinha. Três anos depois, milhares de peixes mortos e crustáceos surgiram na mesma área.
Após a proibição dos fertilizantes nesta quarta, a ministra do Meio Ambiente da Espanha, Teresa Ribera, acusou autoridades regionais de fecharem os olhos às irregularidades nos campos agrícolas perto da lagoa.
Ela citou 8.000 hectares de terra que carecem de “direitos de irrigação adequados”, o que significa que alguns estavam “extraindo água ilegalmente ou usando uma quantidade muito acima de sua alocação”.
Os grupos agrícolas rejeitam as alegações, argumentando que cumprem toda a legislação ambiental.