Um escalador ficou preso por 12 horas na famosa fenda de Indian Creek, uma via de escalada do Donnelly Canyon, em Utah (EUA), e foi “salvo” pela droga quetamina. O homem, cujo nome não foi divulgado, escorregou durante a escalada e acabou com o joelho preso na rachadura, estando a 30 metros de altura, na última sexta-feira (27).
+ Homem armado com rifles e explosivos é encontrado morto em parque de diversões do Colorado
+ Escalador sobrevive após despencar de quase 30 metros de altura
O incidente ocorreu por volta das 20h. O escalador estava usando calças, então, embora seus parceiros tenham conseguido buscar sabão em sua van, passar o produto em sua perna não foi de grande ajuda. Membros da Equipe de Busca e Resgate do Condado de San Juan também tentaram usar óleo de motor e lubrificante médico, mas o joelho continuou preso na fenda.
Depois de várias horas, uma equipe da Equipe de Busca e Resgate do Condado de Grand County chegou para ajudar. Finalmente, um paramédico administrou quetamina (um forte anestésico e analgésico que induz a um estado de transe e sedação) para relaxar os músculos do escalador. Em seguida, usando um sistema de guincho, os socorristas conseguiram libertar o rapax. Milagrosamente, ele sofreu apenas ferimentos físicos leves. Toda a situação durou 12 horas.
Confira como é a fenda Indian Creek, no Donnelly Canyon:
Em janeiro passado, uma escaladora no Arizona, também nos Estados Unidos, deslocou o joelho após escorregar ao tentar fazer uma manobra chamada “alpine knee” sobre uma saliência. Ela ficou presa na fenda por quatro horas antes que os socorristas pudessem liberar seu joelho usando sabão.
Avery Olsen, comandante da Equipe de Busca e Resgate do Condado de San Juan, falou com a revista Climbing, da Outside USA, por e-mail, afirmando que acredita que o sabão teria sido suficiente neste caso também, se o escalador estivesse usando shorts. “Desde que sou comandante nos últimos três anos, não tivemos um incidente como este acontecer”, disse Olsen.