Escalada Esportiva: Curitiba recebe último evento do Campeonato Brasileiro Juvenil

Por Redação

brasileiro escalada
Paranaense Luis Guilherme briga pelo título na categoria Sub-16. Foto: Aline Machado / ABEE.

A cidade de Curitiba, no Paraná, vem se estabelecendo cada vez mais como a capital nacional da Escalada Esportiva.

Depois de receber o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, na categoria Principal, e de receber o primeiro evento da Copa Sul Americana de Escalada, a capital paranaense recebe neste final de semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, mais um evento da modalidade organizado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

Veja também
+ Cientistas da UE alertam para recorde de temperatura em 2023
+ “Amor, dor e calor”: Bianca Castro encadena vias complexas no Rio de Janeiro
+ Como dar um gás no treino para se preparar para o verão?

O Parque Olímpico do Cajuru será mais uma vez o local das disputas, desta vez para jovens atletas dos 12 aos 19 anos, que irão competir no Campeonato Brasileiro de Escalada Juvenil, na modalidade Boulder.

Recorde de participantes
Mariana Hanggi é um dos grandes destaques juvenis na Escalada Esportiva. Foto: Aline Machado / ABEE.

As disputas deste final de semana prometem ser emocionantes, ainda mais considerando a quantidade de atletas que estarão participando. Serão no total 82 atletas, representando 9 estados brasileiros, um verdadeiro recorde para o evento. O número é quase duas vezes maior do que o alcançado em 2022, quando 45 atletas participaram das disputas.

O presidente da ABEE Raphael Nishimura credita o aumento de inscritos ao trabalho feito com a base pela associação nos últimos anos: “Em 2021 lançamos o projeto de técnicos de base, onde profissionais de vários locais do país são remunerados para manter equipes de base em constante treinamento e participando das competições. Com essa estratégia temos conseguido descobrir novos talentos e alimentar as competições de base, que não param de crescer.”

Dos 82 atletas inscritos, 55 são homens e 27 mulheres. O número ainda espelha a proporção histórica encontrada na modalidade mas, a nova geração parece estar disposta a mudar este quadro. Dos 82 atletas, 29 competirão na categoria Sub-14, quase igualmente divididos entre meninos e meninas: 15 e 14 respectivamente.

Jovens talentos locais
Talento do Paraná, Raul de Morais também é um das promessas do Brasil para os próximos anos. Foto: Aline Machado / ABEE.

Entre os destaques da competição, estão vários atletas prata da casa. Mariana Hanggi, de 16 anos, estará mais uma vez competindo em busca de garantir uma vaga na Seleção Brasileira Sub-20 no próximo ano. Ela já é um grande destaque nacional, tendo alcançado ótimos resultados na categoria Principal e conquistou o título dos Jogos Sul-Americanos da Juventude de Rosário em 2022.

Outro jovem talento de Curitiba que estará participando é Luis Guilherme Ziolkowski, de 15 anos. Luís vem se destacando na categoria juvenil desde 2020, faz parte da Seleção Brasileira Sub-20 e este ano teve a oportunidade de participar do seu primeiro Campeonato Mundial Juvenil na modalidade, em Seul na Coréia do Sul. Raul de Morais Nedochetko, com 13 anos, é outro nome para ficar guardado. Competindo na categoria Sub-14, ele é uma das promessas da nova geração para os próximos anos e espera disputar seu primeiro mundial já ano que vem, quando completa 14 anos.

Evento aberto ao público

As disputas deste final de semana no Parque Olímpico do Cajuru terão entrada franca. A competição começa no sábado, às 8h30, com as qualificatórias no Sub-14 Masculino e Feminino. À tarde é a vez das meninas e meninos do Sub-20 Geral – que compreende todas as outras subcategorias – disputarem as suas qualificatórias.

Para garantir a animação no local, haverá um Espaço Kids, com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce, além de barraquinhas com espetinho e chope.

Aos que preferirem ficar em casa, as finais terão transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da entidade.

A modalidade Boulder

O Boulder é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros de no máximo 5 metros de altura, sem cordas, com um colchão na base para proteger eventuais quedas.

No boulder, são definidos de 4 a 5 desafios, a depender da fase. Os atletas têm entre quatro e cinco minutos para completar cada desafio. Ganha quem completar mais desafios em menos tentativas.

É uma modalidade que além de exigir bastante força e técnica apurada, para encarar os diferentes estilos propostos, requer também bastante estratégia e inteligência, para descobrir a sequência correta de movimentos para cada desafio dentro do tempo limite. É por esse motivo que os boulders são também chamados de “problemas”.

Cronograma

Sábado, 09 de Dezembro

8h30 | Qualificatórias Sub-14 Feminino e Masculino
13h30 | Qualificatórias Sub-20 Geral Feminino
17h | Qualificatórias Sub-20 Geral Masculino

Domingo, 10 de dezembro

8h30 | Semifinal Sub-20 Geral Masculino
13h | Final Sub-14 Feminino
14h30 | Final Sub-14 Masculino
17h30 | Final Sub-20 Geral Feminino
21h | Final Sub-20 Geral Masculino

Endereço

CT ABEE | Parque Olímpico do Cajuru
Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510
Curitiba – PR