“Amor, dor e calor”: Bianca Castro encadena vias complexas no Rio de Janeiro

Por Redação

Bianca Castro faz história na via "Guerra dos Mundos", de graduação 10b. Foto: Guilherme Taboada.

Atual campeã brasileira, a escaladora Bianca Castro aproveitou o fim da temporada de competições para completar uma sequência de vias de responsa na Barrinha, Rio de Janeiro (RJ).

No último dia 26 de novembro, Bianca encadenou a Guerra dos Mundos, uma via de altíssimo grau de dificuldade, sendo a primeira e única mulher a conquistá-la.

Algumas semanas antes, ela já havia encadenado a Vaca Louca e, em 2014, a Lágrimas de Sangue, sendo também a primeira e única mulher a completar esta última via até hoje.

Todas possuem graduação 10b (8b Fr) e estão localizadas na falésia da Barrinha, na Pedra da Gávea, um dos centros da escalada em rocha no Brasil. O local conta com diversas possibilidades de vias longas, desafiadoras e com agarras pequenas.

“Eu tinha entrado na Vaca Louca no ano passado, mas não dei muita sorte com as condições, estava chovendo e muito úmido”, conta Bianca, um dos grandes nomes da escalada esportiva do Brasil de todos os tempos.

“Quando eu voltei esse ano, logo depois do Campeonato Brasileiro, consegui mandar a Vaca Louca e me preparei bem para a Guerra dos Mundos no final do mês, quando eu dei a sorte de pegar um dia em que a temperatura estava um pouco mais fresca”, afirma.

Brasileira na desafiadora “Vaca Louca”. Foto: Guilherme Taboada.

Nos últimos dois anos, Bianca havia deixado a escalada em rocha um pouco de lado para priorizar os treinos e as competições da escalada esportiva.

Ela é figura carimbada nas convocações da seleção brasileira da ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva) para disputar grandes eventos da modalidade como Copa do Mundo, Mundial e Jogos Pan-Americanos.

“Acabei me privando muito da escalada em rocha nos últimos anos, mas a verdade é que esses eventos e treinos me deram um condicionamento muito legal para tentar igualar o grau mais difícil que eu já tinha escalado. Quando surgiu a oportunidade eu estava pronta”, completa Bianca, que mora na Itália e tem como próximo desafio encadenar um 10c.

Veja também
+ COB anuncia candidatos ao prêmio de Melhor Atleta do Ano de 2023
+ Como melhorar o desempenho na escalada treinando em casa
+ Erupção de vulcão mata ao menos 11 montanhistas na Indonésia






Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo